18 Dezembro 2020
No dia em que o Papa Francisco completou 84 anos de idade, o presidente do CELAM, em nome dos bispos da América Latina e do Caribe, enviou-lhe felicitações. Em suas palavras, Dom Miguel Cabrejos, desejou-lhe "de todo o coração que a luz, a paz e a bênção que vem de Deus Pai o acompanhe em seu ministério petrino".
A informação é de Luis Miguel Modino.
Francisco, o primeiro Papa latino-americano, recebe as felicitações daqueles que um dia foram seus companheiros no episcopado, que eles definem como um Pai, um amigo e um pastor bondoso, simples e sábio. Neste caminho de sinodalidade, que o Papa Francisco quer instituir como caminho para ser Igreja no século XXI, o CELAM, que está realizando profundas reformas em sua estrutura, buscando tornar esta sinodalidade uma realidade na Igreja latino-americana, enfatiza que este é o aniversário do sucessor de Pedro, que ele define por sua "vida totalmente consagrada a Deus e à Igreja".
Miguel Cabrejos. (Foto enviada pelo autor)
No abraço de longe que o CELAM envia ao Papa Francisco, "sinal de nossa singular estima", o episcopado latino-americano se situa "como filhos que sentem gratidão e admiração pela estatura humana e espiritual, e pela lealdade com que o senhor caminhou durante estes anos de sua vida, acompanhando e encorajando-nos com sua palavra e seu alegre testemunho".
Em suas congratulações, Dom Miguel Cabrejos pede ao Santo Padre que "continue a nos acompanhar e iluminar com sua sabedoria, sua experiência e sua oração no caminho da Igreja da América Latina e do Caribe nos caminhos da profecia, da fraternidade, da missão e da sinodalidade". Finalmente, ele o coloca sob a proteção da Santíssima Virgem Maria de Guadalupe.
Carta do CELAM ao Papa Francisco pelos 84 anos de vida
Beatíssimo Padre!
Com afeto filial nos dirigimos ao senhor, em nome dos Bispos da América Latina e do Caribe, para enviar-lhes nossas saudações e felicitações por este ano de vida que o Senhor lhe concede.
Desejamos de todo o coração que a luz, a paz e a bênção que vem de Deus Pai o acompanhe em seu ministério Petrino e em sua vida que hoje brilha como 84 anos de serviço generoso e fecundo, um marco honroso na vida de um Pai, um amigo e um simples e sábio pastor bondoso.
Caríssimo Santo Padre, esta feliz comemoração nos leva a felicitá-lo calorosamente, pois é a vida do sucessor de Pedro, uma vida totalmente consagrada a Deus e à Igreja. Portanto, como sinal de nossa singular estima, o abraçamos de longe, como filhos que sentem gratidão e admiração pela estatura humana e espiritual, e pela lealdade com que o senhor caminhou durante estes anos de sua vida, acompanhando-nos e encorajando-nos com sua palavra e seu alegre testemunho.
Peço-lhe que continue nos acompanhando e iluminando com sua sabedoria, sua experiência e sua oração na caminhada da Igreja na América Latina e no Caribe pelos caminhos da profecia, da fraternidade, da missão e da sinodalidade.
Confiamo-lo à Santíssima Virgem Maria de Guadalupe para protegê-lo sempre no aconchego de seus braços.
Parabéns!
A Sua Santidade
FRANCISCO
Cidade do Vaticano
Roma