• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa lança “ano de São José” em mais uma resposta contra a pandemia

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Dezembro 2020

O ano jubilar celebra o 150º aniversário da nomeação do pai adotivo de Jesus como padroeiro da Igreja Universal.

A reportagem é de Xavier Le Normand, publicada por La Croix International, 09-12-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O papa Francisco oficialmente lançou o “Ano de São José” para marcar o 150º aniversário da nomeação do pai adotivo de Jesus como padroeiro da Igreja Universal.

“Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum santo é mencionado tão frequentemente quanto José, seu esposo”, escreve o Papa em uma nova carta apostólica, publicada em 08 de dezembro, para inaugurar o jubileu.

O texto é intitulado “Patris corde. Com o coração de pai”.

Embora 08 de dezembro esteja mais associado à Festa da Imaculada Conceição, é também a data que, em 1870, Pio IX nomeou São José como padroeiro da Igreja Universal.

O papa Francisco disse que seus próprios planos de escrever a carta apostólica sobre São José “cresceram durante esses meses de pandemia”.

Ele notou que José “tem sido venerado como um pai pelos cristãos” por sua longa-vida “de serviço sacrificial para o mistério da encarnação”.

Enquanto o mundo está sendo atingido pela covid-19, “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”.

A coragem criativa de São José

Ao longo de Patris corde, Francisco convida seus leitores a aprender com São José, especialmente nesses tempos de dificuldades.

Embora “o desapontamento” e a “rebelião” possam existir, o carpinteiro convida-nos a “deixar de lado nossas próprias ideias para aceitar o curso dos eventos”.

Mesmo em situações duras que parecem “irreversíveis”, a vida revela um “significado profundo”, escreve o Papa.

“Nossas vidas podem ser miraculosamente renascidas se nós encontrarmos coragem para vivê-las de acordo com o Evangelho”, afirmou.

Francisco apresente José como um modelo de “coragem criativa”, uma expressão que o Papa frequentemente usou nos últimos meses diante da impossibilidade de celebrar missas públicas.

Ele disse que apesar “da arrogância e violência dos poderosos do mundo, Deus sempre encontra uma forma de realizar seu plano de salvação”.

O Papa propõe São José como um exemplo de acolhida aos desafios da vida “sem exceção”.

Ele também chama o santo de “especial padroeiro de todos os forçados a deixar suas terras natais por causa da guerra, ódio, perseguição e miséria”.

“Cada pobre, necessitado, pessoa em sofrimento ou morrendo, todo estrangeiro, prisioneiro, pessoa indocumentada é ‘a criança’ que José continua a proteger”, insiste Francisco.

O “ano de São José” culminará em 08 de dezembro de 2021.

Um decreto da Penitenciaria Apostólica disse que o evento quer encorajar à “oração e boas obras”.

E com a ajuda do exemplo de São José e intercessão que procura trazer “conforto e socorro para as sérias tribulações humanas e sociais que cercam o mundo de hoje”.

Indulgência plenária

A Penitenciaria Apostólica reiterou que as condições usuais para os fiéis obterem uma indulgência plenária durante o ano jubilar. Elas incluem confissão, receber comunhão e rezar pelas intenções do Papa.

Os católicos também podem obter uma indulgência recitando o rosário com suas famílias para, para aqueles que estão comprometidos com seus noivos.

O objetivo é que “todas as famílias cristãs sejam estimuladas a recriar o mesmo ambiente de íntima comunhão, amor e oração que existia na Sagrada Família”.

Aqueles que frequentemente recitam uma oração a São José ou aqueles que realizam uma obra de misericórdia também podem obter a indulgência.

A Penitenciaria Apostólica diz que aqueles que não podem se confessar por causa da pandemia ou das restrições de viagem devem rezar a São José, “conforto dos doentes e padroeiro da boa morte, [por] oferecer com confiança a Deus as dores e sofrimentos de suas vidas” .

Os padres são encorajados a estarem “dispostos e generosos” na administração do sacramento da penitência e a levar a comunhão “com frequência” aos doentes.

Leia mais

  • Papa Francisco anuncia o “Ano de São José”, com indulgência plenária especial
  • Papa convoca Ano dedicado a São José
  • São José, um símbolo da Igreja para superar o patriarcalismo
  • Francisco: “São José: o homem dos sonhos, com os pés na terra”
  • Papa Francisco: “Que São José dê aos jovens a capacidade de se arriscarem por seus sonhos”
  • São José: santo dos sem-nome, dos sem-poder e dos operários
  • Outro olhar: São José Operário
  • Os recados do Papa sob a estátua de São José
  • ''Renovando a face da terra'': São José e a nossa esperança para o mundo
  • “Perfil” de José, o santo do anti-protagonismo
  • Papa Francisco e o roteiro para um pontificado de São José
  • O silêncio de José
  • José, o homem do Advento
  • José. O homem de silêncio

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados