Antártica: está prestes a se soltar um iceberg do tamanho de Londres

Foto: Reprodução/Nasa

Mais Lidos

  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Novembro 2019

Uma nova placa de gelo gigantesca está prestes a se soltar da plataforma de gelo Brunt na seção antártica do Mar de Weddell, como resultado da expansão da "Fratura de Halloween". A nova plataforma não é tão grande quanto a que deu origem ao iceberg Larsen C em 2017, mas ainda assim tem dimensões significativas comparáveis àquelas de toda a área metropolitana de Londres.

Os satélites Copernicus Sentinel-1 da Agência Espacial Europeia (Esa) nos últimos anos têm mantido sob constante monitoração a área e agora as imagens recolhidas a partir das suas antenas de radar permitem apreciar a variação considerável de duas fissuras – uma ao Norte e outra mais ao Sul - que agora são separados apenas por poucos quilômetros. A rachadura que se encontra na seção setentrional da placa é chamada Cham, enquanto a outra, que foi descoberta pela primeira vez em 31 de outubro de 2016 foi batizada de "Fratura de Halloween".

A informação é publicada por La Repubblica, 01-11-2019. A tradução é de Luisa Rabolini

A fenda Cham tem sido observada há mais de 25 anos, porém é desde 2012 que uma dinâmica mais ativa das massas de gelo tem sido observada. Os pesquisadores da Esa não sabem quando as duas rachaduras na plataforma de gelo se reunirão, mas, entretanto, montaram uma animação que mostra a dinâmica em ato e explica, com clara evidência, o processo que levará ao nascimento desse novo iceberg.

Leia mais