Cobertura do gelo do mar Ártico atingiu um recorde de baixa em abril de 2019

Gelo do mar Ártico. | Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

23 Mai 2019

Abril de 2019 foi o segundo mais quente já registrado desde 1880.

A informação foi publicada por NOAANational Oceanic and Atmospheric Administration, e reproduzida por EcoDebate, 22-05-2019.

A Terra continua a suar e no mês passado não foi excepção. Abril de 2019 foi o segundo mais quente de abril no registro, que remonta a 1880. A região do Ártico também não foi poupada, já que a cobertura de gelo do mar encolheu para uma baixa recorde para o mês.

Aqui estão os destaques do mais recente relatório mensal sobre clima global da NOAA:

Clima pelos números

Abril de 2019: A temperatura média global em abril foi 1,67 graus F acima da média do século XX de 56,7 graus F, tornando-se o segundo mais quente de abril no recorde de 140 anos atrás de abril de 2016. No mês passado também foi a 43 consecutiva de abril e 412 meses consecutivos que viu temperaturas globais acima da média.

No acumulado do ano de janeiro a abril: O período de janeiro a abril produziu uma temperatura global 1,62 graus F acima da média de 54,8 graus, que é o terceiro ano mais quente já registrado. As temperaturas recorde-quentes para o quarto mês foram registradas em partes da Austrália, sudeste do Brasil, Ásia Central, Atlântico Sul e sudoeste dos oceanos indianos e os mares de Barents, leste da China e Tasman.

Mapa anotado mostrando eventos climáticos notáveis que ocorreram em abril de 2019. (Fonte: NOAA)

Destaques

O gelo do mar encolhe nos dois pólos : a cobertura média do gelo do Ártico (extensão) em abril foi de 8,4 por cento abaixo da média de 1981-2010 – a menor registrada em abril. A extensão do gelo do mar Antártico foi de 16,6 por cento abaixo da média, o terceiro menor de abril, no registro.

A frieza canadense alcançou o sul: temperaturas mais baixas do que a média foram registradas de janeiro a abril em grande parte do Canadá e do centro-norte dos EUA, cerca de 3,6 graus abaixo da média.

Leia mais