Chile. Jesuítas investigam uma denúncia de abusos contra Renato Poblete

Padre Renato Barth | Foto: Santuário Padre Hurtado

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

21 Janeiro 2019

A Companhia de Jesus no Chile recebeu, no começo deste mês, uma denúncia contra o Padre Renato Poblete Barth, falecido em fevereiro de 2010.

A informação é publicada por Jesuitas Chile, 18-01-2019. A tradução é de IHU On-Line.

Esta denúncia foi apresenta por meio da Comissão de Escuta criada por D. Charles Scicluna e se refere a delitos e situações abusivas entre 1985 e 1993 de caráter grave no âmbito sexual, de pode e de consciência. Segundo o testemunho recebido, a mulher denunciante tinha entre 19 e 20 anos no momento do início dos fatos.

O Provincial da Companhia de Jesus, P. Cristián del Campo, SJ, abriu na data do dia 12 de janeiro uma investigação canônica prévia, sob a responsabilidade do advogado leigo Waldo Bown. Qualquer informação sobre a pessoa investigada pode ser encaminhada por correio diretamente ao Instrutor Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Ainda que o padre acusado já morreu, uma investigação buscará esclarecer os fatos denunciado e eventuais responsabilidades.

Como temos assinalado em outras ocasiões, toda a informação, testemunho ou denúncia que se queira fazer sobre abusos vinculados a jesuítas no Chile, pode ser dirigida a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No meio da comoção que esta notícia nos causou, reiteramos nosso compromisso de colocar à disposição todos os meios ao nosso alcance para garantir que esta denúncia seja investigada com rigor.

Veja o vídeo:

 

Leia mais