• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Francisco dá nova visão ao Sínodo dos Bispos: Faz parte do 'Magistério Ordinário' do Papa

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Setembro 2018

Segundo Francisco, o Sínodo dos Bispos deve ser cada vez mais uma estrutura para ouvir os fiéis católicos, demonstrando a preocupação de um bispo local com toda a Igreja a fim de expressar a unidade dos bispos tanto quanto a sua.

A reportagem é de Cindy Wooden, publicada por Catholic News Service, 18-09-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Substituindo o documento de Paulo VI, de 1965, que estabeleceu o Sínodo dos Bispos e se baseou nas mudanças feitas nos sínodos nas últimas cinco décadas, Francisco lançou uma constituição apostólica fornecendo explicação teológica do papel do sínodo na Igreja e atualizando as regras de como um sínodo está preparado para ser conduzido e implementado.

A constituição, "Episcopalis Communio" ("Comunhão Episcopal"), também declara pela primeira vez que os membros votantes do sínodo não necessariamente têm que ser padres. Em preparação para o Sínodo de outubro sobre os jovens e o discernimento vocacional, a União dos Superiores Gerais - organização de líderes de ordens religiosas masculinas de todo o mundo - elegeu dois irmãos religiosos para serem membros do sínodo.

Discutindo sobre os membros votantes normais do sínodo, as novas regras de Francisco, que foram publicadas apenas em italiano no dia 18 de setembro, estabelecem que "de acordo com o tema e as circunstâncias, outros que não são honrados com deveres episcopais podem ser chamados para a assembleia sinodal. Um papel a ser determinado pelo pontífice romano".

Questionado se isso significava que mulheres religiosas poderiam ser membros votantes do sínodo, Dom Fabio Fabene, subsecretário do Sínodo dos Bispos, disse que de acordo com as novas regras, a União dos Superiores Gerais "pode ​​eleger qualquer religioso do sexo masculino - mesmo não sacerdotes -, como o Papa já havia permitido nas duas últimas assembleias sinodais. Quanto às mulheres, elas já estão presentes como observadoras. Participam tanto da assembleia sinodal quanto dos pequenos grupos, com direito à fala".

"Por ora, está estabelecido que a organização superior dos homens elege os membros, mas a União Internacional das Superioras Gerais não. Por enquanto, é assim que é", disse Fabene.

As principais mudanças que Francisco fez no sínodo são menos visíveis e mais profundas.

Paulo VI estabeleceu o sínodo como um instrumento, através do qual "os bispos escolhidos de várias partes do mundo devem oferecer uma assistência mais eficaz ao Papa.

Mas Francisco, quase desde o início do seu papado, pediu que toda a Igreja fosse "sinodal".

Marcando o 50º aniversário do sínodo em 2015, o Papa disse que a Igreja deve ser sinodal em todos os níveis, onde todos ouvem uns aos outros, aprendem uns com os outros e assumem a responsabilidade de proclamar o Evangelho.

Francisco explica que através do batismo e da confirmação, todos os membros da Igreja foram ungidos pelo Espírito Santo. Mas toda a comunidade da Igreja é infalível quando seus membros discernem juntos e falam com uma só voz em questões de fé e moral.

"O 'sensus fidei' torna impossível separar rigidamente a 'ecclesia docens' e a 'ecclesia discens', pois todos têm a capacidade de discernir novos caminhos que o Senhor está abrindo para a Igreja", disse Francisco em 2015.

Na nova Constituição, Francisco disse que cada bispo deve ser "simultaneamente um mestre e um discípulo", proclamando o Evangelho com o poder do Espírito Santo, mas também ouvindo o que o Espírito Santo inspirou os fiéis leigos a lhe contar.

"Enquanto sua composição se configura como um corpo essencialmente episcopal, o sínodo ainda não vive separado do resto dos fiéis. Pelo contrário, é um instrumento adequado para dar voz a todo o povo de Deus, precisamente através dos bispos", disse o Papa.

Obviamente, Francisco afirmou que o sínodo não é um parlamento católico. "Na Igreja, de fato, o objetivo de qualquer órgão colegiado, consultivo ou deliberativo é a busca da verdade ou de seu próprio bem, então o discernimento orante e a abertura ao Espírito Santo são fundamentais em todos os estágios”.

No entanto, o Papa também disse que o documento final adotado por um Sínodo dos Bispos, quando aprovado por ele e ordenado publicamente, se torna parte do "Magistério Ordinário", ou ensinamento, do próprio Papa.

O cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos, disse a jornalistas que é possível que Francisco ou um futuro Papa decidam que o documento final do Sínodo seja suficiente para um assunto específico, e que ele poderia renunciar a uma exortação apostólica pós-sinodal que João Paulo II começou.

Segundo o cardeal, Francisco via a atualização do sínodo como parte essencial da renovação de "todas as estruturas eclesiais" para que fossem "mais missionárias, isto é, mais sensíveis às necessidades das pessoas, mais abertas ao que é novo, mais flexível em uma época de rápida transformação".

Pe. Dario Vitali, consultor do Sínodo e professor de teologia dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, disse a repórteres que a constituição do Papa pode ser entendida através do que o então Papa Bento XVI descreveu como "a hermenêutica da reforma em continuidade" de acordo com a tradição da Igreja.

Tais reformas, disse ele, permitem que "toda a Igreja permaneça fiel ao Espírito sem ficar em defesa do passado e de suas formas, sem se aventurar em experimentos a-históricos, mas permanecendo firme na viva, e, portanto, dinâmica tradição da Igreja".

Leia mais

  • Apesar das críticas, Papa confirma atual processo sinodal
  • Baldisseri: uma “reformulação” do organismo sinodal
  • Muda o Sínodo dos bispos. Mais espaço para escutar os fiéis
  • Queremos um sínodo transparente e aberto, pedem os jovens alemães
  • Sínodo. Padre Costa: ‘Reconhecer aonde e como os jovens são’
  • “O Sínodo da Amazônia não foi convocado para repetir o que a Igreja já disse, mas para avançar”, afirma dom Cláudio Hummes
  • Uma Igreja toda Sinodal
  • Por uma Igreja sinodal em perspectiva messiânica. Entrevista com Giuseppe Ruggieri
  • Papa nos 50 anos do Sínodo: Igreja e Sínodo são sinônimos. Um 'discurso forte e denso' segundo a Rádio Vaticano
  • Sinodalidade e o desafio de governar uma Igreja Católica globalizada. Artigo de Massimo Faggioli
  • Sinodalidade e seus perigos: pequenos passos rumo a uma Igreja mais representativa. Artigo de Massimo Faggioli
  • A sinodalidade como um “princípio estrutural da Igreja”, insistem cardeais e teólogos alemães

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados