13 Mai 2018
A Universidade de Deusto sediará, entre os dias 8 e 12 de julho, a Assembleia Mundial de Instituições Jesuítas de Ensino Superior, encontro que reunirá em Bilbao os presidentes, reitores e máximos responsáveis das mais de duzentas universidades jesuítas e instituições de ensino superior de todo o mundo.
A reportagem é publicada por Deusto, 11-05-2018. A tradução é de André Langer.
Cerca de 400 pessoas vão transformar Deusto na capital das universidades jesuítas. Esta universidade foi designada sede deste encontro dentre um seleto grupo de cidades candidatas de todo o mundo.
Nesta ocasião, a Assembleia pretende refletir e aprofundar alguns dos principais desafios das instituições jesuítas e do mundo, tais como: a liderança cívica e política, a justiça ambiental e econômica, a educação para os setores mais desfavorecidos, a paz e a reconciliação ou o diálogo inter-religioso.
As universidades jesuítas de maior prestígio no mundo – entre as quais estão, entre outras, a Universidade de Georgetown, a Universidade de Santa Clara, a Universidade Loyola de Chicago, a Universidade de São Francisco, a Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália), a Javeriana de Bogotá, a Iteso (México), a Universidade Católica de Córdoba (Argentina), o Ateneu de Manila ou a Sofia de Tóquio – participarão desta terceira assembleia mundial que tem como lema: ‘Transformar o nosso mundo juntos’. As duas primeiras assembleias aconteceram no México (2010) e em Melbourne, na Austrália (2015).
O Padre Geral da Companhia de Jesus, Arturo Sosa, SJ, em sua primeira visita ao País Basco, presidirá esta Assembleia que terá como ato singular a celebração, no dia 11 de julho, em Loyola, da fundação e constituição da Internacional Association of Jesuit Universisites – Associação Mundial de Universidades e Instituições Jesuítas de Ensino Superior. Esta associação dotará toda a rede universitária jesuíta com uma natureza jurídica, estrutura, estabilidade e será um novo impulso para as universidades no mundo.
A realização deste encontro em Bilbao representa também um reconhecimento e um apoio à Universidade de Deusto e à cidade de Bilbao em geral, ao passo que a constituição da associação abre todo um universo de novas possibilidades para a internacionalização da Deusto e seu trabalho em rede com instituições de todo o mundo.
A maior rede global de universidades, em 54 países
210 instituições
800 mil estudantes
450 mil professores/pesquisadores/funcionários
Cinco milhões de ex-alunos
– Cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a Educação Católica, com o tema: “Greetings from Congregation for Catholic Education”.
– Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, com o tema: “Catholic Social Teaching and the role of the Jesuit University today”.
– Pankaj Mishra, cientista político e pensador indiano considerado pela revista Foreign Policy como um dos pensadores globais mais relevantes, com o tema: “Social and Political Fragmentation and the role of the Jesuit University”.
– Gael Giraud, SJ, economista chefe de pesquisa do CNRS (Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica) e membro da Escola de Economia de Paris e do Comitê de Especialistas Francês para o debate nacional sobre transição ecológica, com o tema: “Economic Inequality and Enironmental Degradation and the role of Jesuit University”.
– Padre Geral Arturo Sosa, SJ, eleito em outubro de 2016 Prepósito Geral da Companhia de Jesus na 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, com o tema “The role of the Jesuit University and the call to Reconciliation”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Espanha. Deusto será, em julho, a capital das universidades jesuítas de todo o mundo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU