28 Junho 2017
Ele também tem relação com Nossa Senhora, a perseguição à Igreja e à opção preferencial pelos pobres. Nesta quarta-feira, 28 de abril, será criado cardeal.
A informação é de Mario Paz, publicada por La Prensa Grafica, 27-06-2017. A tradução é de André Langer.
O escudo de dom Gregorio Rosa Chávez foi apresentado nesta terça-feira em Roma e este reservou um lugar especial para o beato Óscar Arnulfo Romero, a quem o bispo auxiliar de San Salvador considera um dos seus mentores em sua formação religiosa.
O escudo também faz alusão a Nossa Senhora, da qual é devoto, a uma palma alusiva à perseguição da Igreja, a mãos apertadas, uma referência à opção pelos pobres. O beato está expresso através de um ramo de alecrim.
“Tudo está expresso através da letra M”, disse na terça-feira o diretor da Rádio YSAX, La Voz del Buen Pastor, o Pe. Edwin Henríquez, ao mesmo tempo que acrescentou as palavras: “Maria, Martírio, aMor, RoMero”, e grafa os “M” intermediários das duas últimas palavras em letra maiúscula.
O primeiro quadro superior esquerdo do escudo contém uma estrela que expressa a devoção a Nossa Senhora, o do lado direito contém uma palma, que simboliza o martírio desta Igreja; o quadro inferior esquerdo tem um ramo de alecrim que expressa a relação com dom Romero, e o da direita lembra a opção preferencial pelos pobres com duas mãos se ajudando, uma alusão ao bom samaritano.
Henríquez chegou em Roma na segunda-feira, na companhia do chanceler da Arquidiocese, dom Rafael Urrutia, para participar do consistório desta quarta-feira pela manhã no Vaticano e da missa da quinta-feira, onde Rosa Chávez concelebrará com o Papa Francisco.