01 Junho 2017
A bispa luterana de Estocolmo, Antje Jackelén, foi eleita a nova presidente do Conselho das Igrejas da Suécia. Quatro representantes dos jovens, de diferentes Igrejas, passaram a fazer parte do Conselho. Duas Igrejas foram acolhidas como novos membros do Conselho (a Igreja Ortodoxa Eritreia e a Arquidiocese da Suécia e Escandinávia da Igreja Ortodoxa de Constantinopla), e uma entrou com o estatuto de “observadora” (o movimento Word of Faith). Esses são os principais resultados da assembleia anual do Conselho das Igrejas suecas, que ocorreu em Uppsala nos últimos dias.
A reportagem é do Servizio Informazione Religiosa, 31-05-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
“Estamos felizes que a unidade se aprofundou e se ampliou com a entrada de novas Igrejas na nossa comunidade”, declarou em nota Karin Wiborn, secretária-geral do Conselho, que agora reúne 28 Igrejas. Com o objetivo de “rejuvenescer as atividades” do Conselho, foram eleitos quatro jovens para participar dele.
Também se procedeu à sucessão na presidência, ocupada rotativamente por uma Igreja membro: Lasse Svensson (Uniting Church) passou o bastão para a Igreja Luterana, com a arcebispa Antje Jackelén. Durante os trabalhos, também foram enviados os votos de felicitação ao recém-nomeado cardeal Anders Arborelius, bispo católico de Estocolmo.
A assembleia concluiu com uma solene celebração na catedral de Uppsala, no sinal do 500º aniversário da Reforma, com uma pregação a duas vozes entre a arcebispa Jackelén e o presidente da Igreja Pentecostal, Daniel Alm.