Ratzinger abraça Francisco e os novos cardeais

Mais Lidos

  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

20 Novembro 2016

Depois do Consistório, Bergoglio e os novos cardeais visitaram Bento XVI no Mosteiro Mater Ecclesiae. Os dois papas abençoaram os prelados.

A reportagem é de Domenico Agasso Jr e publicada por Vatican Insider, 19-11-2016. A tradução é de André Langer.

Houve muitos abraços. Um em especial chamou a atenção: longo, muito longo, entre os dois papas. Depois, a oração e uma bênção dos dois pontífices.

Depois do terceiro Consistório para a criação de novos cardeais do pontificado de Francisco, o grupo composto pelo pontífice e os novos cardeais foram visitar Bento XVI, em dois ônibus, no Mosteiro Mater Ecclesiae, onde mora o papa emérito.

O longo abraço entre Francisco e Bento XVI na presença dos novos cardeais foi o gesto inicial do encontro. No pátio do Mosteiro Mater Ecclesiae, o papa foi recebido por dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia. Bento XVI estava esperando por eles na capela.

Depois do gesto de abraço entre os dois papas, Ratzinger saudou e abraçou um a um os 16 novos cardeais presentes.

O Papa Ratzinger parecia emagrecido, mas também estava muito sorridente e participativo. Assim como aconteceu hoje [sábado, 19 de novembro] com o Consistório, Bento XVI não participará amanhã [domingo, 20] da cerimônia do encerramento da Porta Santa da Basílica vaticana.

Leia mais