Resistência do gado a antibióticos pode ser transmitida para os humanos

Mais Lidos

  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • O ato de cuidado e proteção a padre Júlio Lancellotti. Carta de Toninho Kalunga

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Jonas | 20 Abril 2016

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está fazendo um alerta sobre um problema que afeta a saúde animal e também dos humanos: a resistência aos antibióticos.

A reportagem é de Leda Letra, publicada por Rádio ONU, 19-04-2016.

Ao lado da Organização Mundial da Saúde, OMS, a FAO promoveu um debate sobre o tema esta semana, na sede da ONU em Nova York. A vice-diretora da agência destaca que muitos criadores estão dando antibióticos para os animais sem nenhum tipo de controle.

Mortes

Maria Helena Semedo lamenta que em muitos casos, os medicamentos são administrados para prevenir e não para tratar uma infecção. Isso cria resistência antimicrobial não apenas no gado, mas nas pessoas que ingerem a carne desses animais.

"Isso cria resistência nos animais, mas mais do que isso: cria a transmissão dessa resistência dos animais para os humanos, quando consumimos essa carne. Também podemos ter essa resistência ao tipo de antibiótico com a qual o animal foi tratado. Nós temos visto casos em que humanos têm infecções e que não conseguem ser tratados, levando a casos de mortes porque não se consegue ter o antibiótico eficaz."

Maria Helena Semedo lembra que usar antibióticos sem necessidade resulta também na mutação de vírus e bactérias. Segundo a vice-diretora da FAO, a agência defende investimentos em pesquisas para a criação de novos antibióticos e reforço no controle do uso desses medicamentos.

Assembleia Geral

Para Semedo, o problema é muito complexo e importante, por isso, a resistência antimicrobial será tema de uma sessão especial da Assembleia Geral da ONU em setembro.

Segundo a OMS, a maioria dos casos de resistência está ligada a bactérias que causam infecção urinária e pneumonia.