Chile. Leigos caminharão de Osorno até Valdivia para pedir a renúncia do bispo Juan Barros

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

08 Março 2016

Os leigos de Osorno anunciaram que farão uma caminhada nos dias 1º, 2 e 3 de abril, pela Ruta 5 Sur, como protesto contra o atual bispo da diocese, Juan Barros Madrid, supostamente envolvido no caso Karadima. Ao mesmo tempo reivindicam a sua saída da diocese.

A reportagem foi publicada por Religión Digital, 07-03-2016.

No último dia 9 de janeiro aconteceu a primeira manifestação midiática da Organização, nesta ano. Foi feita a "ocupação pacífica" na entrada da catedral San Mateo de Osorno pedindo a renúncia do prelado. Já naquele momento percebeu-se uma radicalização do movimento.

Nesse contexto, o porta-voz da organização, Juan Carlos Claret, anunciou uma caminhada pela Ruta 5 Sur de Osorno até Valdivia em busca de apoio para a causa.

"A situação de nossa igreja preocupa-nos tanto que somos capazes de dar um testemunho forte não apenas para Osorno, mas para o mundo. Para colocar o assunto em discussão, precisamos dos leigos do Chile e, por isso, caminhamos para outra diocese", explicou.

Claret foi enfático em afirmar que embora não se tenha alcançado o objetivo principal da organização, no que se refere à renúncia do bispo atual, o agrupamento conseguiu imprimir avanços na própria igreja católica. "Houve muitas mudanças, hoje em dia, para nomear bispos, por exemplo, devem-se elevar os padrões de transparência, o que é uma conquista para nós", disse.

A Organização de Leigos e Leigas da cidade estima que ainda existem inúmeros temas tabu na hierarquia da Igreja Católica, e pretendem abordá-los nos próximos dias 21 e 22 de maio durante o segundo Encontro Nacional de Leigos a realizar-se em Osorno.

Foto: Religión Digital.