Por: André | 16 Junho 2014
O Papa Francisco reúne-se nesta segunda-feira, dia 16 de junho, com o primaz da Comunhão Anglicana e arcebispo de Canterbury, Justin Welby, de acordo com um comunicado divulgado pelo Palácio de Lambeth, sua residência oficial. A visita de Welby a Roma, que acontece de 14 a 16 de junho, situa-se no contexto da luta contra a escravidão e o tráfico de pessoas.
A reportagem está publicada no sítio espanhol Europa Press, 15-06-2014. A tradução é de André Langer.
No dia 17 de março passado, a Igreja católica assinou um acordo, no Vaticano, com representantes do Islã e da Igreja anglicana pelo qual se comprometeram a lutar pela erradicação da escravidão moderna e o tráfico de pessoas em todo o mundo antes de 2020.
Está previsto que o arcebispo de Canterbury visite o Centro Anglicano de Roma e participe da apresentação de projetos para acolhida de refugiados da Comunidade de Santo Egídio.
Welby foi entronizado como arcebispo de Canterbury número 105, em 21 de março de 2013, em uma cerimônia solene, dois dias após a missa do início do pontificado de Francisco na Basílica de São Pedro, da qual o primaz anglicano não participou.
O primeiro encontro entre o Papa Francisco e o arcebispo de Canterbury aconteceu em 14 de junho de 2013, durante uma audiência privada na Biblioteca dos Apartamentos Apostólicos vaticanos, para depois rezarem juntos na capela Redemptoris Mater.
Na ocasião, Francisco destacou que “esta união permitirá ao mundo católico conhecer melhor e apreciar as tradições espirituais, litúrgicas e pastorais do patrimônio anglicano”, ao mesmo tempo que comentou que “a história das relações entre a Igreja da Inglaterra e a Igreja de Roma é longa e complexa, não isenta de momentos dolorosos”.
Por outro lado, insistiu “na necessidade de uma maior justiça social” que permita conseguir um sistema econômico no qual prevaleça o serviço do homem e a vantagem do bem comum.