01 Outubro 2026
"Naza joga exatamente isso na nossa cara. Ela não pode mudar o passado, mas ainda pode questionar o futuro", escreve Tonio Dell’Olio, em artigo publicado por Mosaico Di Pace, 30-09-2026.
Eis o artigo.
Ao final de Naza, que esteve em cartaz nos cinemas por alguns dias, o silêncio permanece. Não é apenas uma ausência de palavras. É respeito às vítimas do genocídio cometido em Gaza; é uma dor que não encontra palavras adequadas; é um espaço para reflexão aberto em meio ao tumulto dos nossos dias. É tudo isso junto e muito mais.
#critica
— Folha de S.Paulo (@folha) October 1, 2026
'Naza' torna difícil que espectador se omita em relação à guerra em Gazahttps://t.co/glRPjq1iDW
Aqueles que acompanham o que acontece em Gaza já sabiam sobre o uso sistemático e genocida da inteligência artificial. O L'Osservatore Romano escreveu sobre isso em 11 de junho de 2024, citando investigações do Guardian, da +972 Magazine e do Local Call sobre o papel desses sistemas na seleção de alvos e o custo extremamente alto em vidas civis.
Mas saber ainda não é olhar. Naza nos força a fazê-lo. O que incomoda a alma é a normalidade com que o mal é organizado, executado, justificado. A banalidade do mal se manifesta na recusa em questionar a si mesmo, no procedimento que substitui a consciência, no ser humano reduzido a um alvo e friamente definido como objetivo.
A desumanização do outro também se torna a sua própria. E cada justificação administra mais uma dose de anestésico às consciências. Naza joga exatamente isso na nossa cara. Ela não pode mudar o passado, mas ainda pode questionar o futuro. Que Deus a permita! Contanto que o silêncio que acompanha o fim da exibição finalmente encontre palavras e gestos capazes de romper o silêncio da cumplicidade.
Nota do IHU
O filme está em cartaz, nesta semana, nos Cine Bancários e no Centro de Cultura Mário Quintana - CCMQ, em Porto Alegre.
Leia mais
- Itália. "Naza" lidera as bilheterias. Muitas sessões esgotaram e o documentário permanecerá em cartaz por mais de três dias
- Naza é um choque. Bandeiras pró-Palestina nos cinemas e bilheteria recorde
- O filme que assusta Israel e as perguntas sobre o 7 de outubro. Artigo de Anna Foa
- "Naza" chega aos cinemas. Os diretores afirmam que estará disponível online gratuitamente em novembro
- Premiado, filme ‘Naza’ com depoimentos de militares sobre táticas genocidas de Israel chega ao Brasil
- Ativistas de extrema-direita protestam em frente à casa dos pais do diretor de 'Naza': "Eles terão vergonha de andar na rua"
- 'NAZA', a máquina de matar de Israel em Gaza, exposta
- Os autores de Naza respondem às FDI: "Verificamos tudo; os soldados mostram que existe um sistema". Entrevista com Yuval Abraham e Rachel Szor
- “Eles sabem que explodem crianças”. Artigo de Yuval Abraham e Rachel Szor
- O Ministro da Cultura de Israel pede a revogação da cidadania dos autores do documentário 'Naza', que ganhou um prêmio em Veneza
- Soldados israelenses da 'Naza' abalaram Veneza: "Os nazistas eram o diabo, mas o que sou eu?"
- O Ministro da Cultura de Israel pede a revogação da cidadania dos autores do documentário 'Naza', que ganhou um prêmio em Veneza
- Soldados israelenses da 'NAZA' abalaram Veneza: "Os nazistas eram o diabo, mas o que sou eu?"