01 Julho 2026
Fornecimento de eletricidade de baixas emissões alcançou marco histórico, mostra relatório.
A informação é publicada por ClimaInfo, 30-06-2026.
A demanda global de energia aumentou 1,7% no ano passado, atingindo um novo recorde, e as fontes renováveis representaram a maior parte do novo fornecimento de energia. No entanto, também houve um aumento de 1,1% nas emissões, e uma acentuada divergência nas trajetórias regionais de transição energética.
É o que mostra o relatório “Statistical Review of World Energy 2026”, publicado na 3ª feira (30/6) pelo Energy Institute (EI) em parceria com Ember, Kearney e KPMG. Segundo o documento, a eletrificação global atingiu um ponto de não retorno, uma vez que o fornecimento de eletricidade com baixas emissões de carbono alcançou um marco histórico, destacam Business Green, Carbon Brief, Sustainability Online e Down to Earth.
O relatório destaca um desafio central para a transição energética. Por um lado, a demanda por eletricidade cresce rapidamente devido aos veículos elétricos, à inteligência artificial e aos data centers, enquanto a implantação de energias renováveis está se acelerando. Por outro, a demanda energética total continua a crescer e o uso de combustíveis fósseis permanece elevado e as emissões continuam aumentando.
O consumo global de eletricidade aumentou 3% no ano passado, com a China registrando um crescimento de 5% – mais do que qualquer outra grande economia. O aumento na demanda chinesa de eletricidade foi equivalente ao consumo total da Alemanha em um único ano, observa o relatório.
No entanto, o consumo global de petróleo cresceu em 1,3% no ano passado. O percentual foi maior do que o registrado em 2024, de 1,1%. A demanda por petróleo nos países não integrantes da OCDE aumentou 2%, enquanto o crescimento nos países da OCDE desacelerou para 0,4%.
A geração de energia solar aumentou 30% globalmente em 2025, enquanto a capacidade instalada de armazenamento em baterias aumentou 66%. Já a produção de eletricidade com combustíveis fósseis caiu.
Apesar do progresso, as emissões globais do setor de energia aumentaram 1,1%.
Mais de um terço do incremento das emissões no setor de energia foi de responsabilidade dos Estados Unidos. A China registrou um aumento de 0,3% em suas emissões no ano passado, e a Índia, um crescimento de 0,9%.
O relatório também aponta mudanças na oferta de combustíveis fósseis. A produção de petróleo nas Américas aumentou 4,8% no ano passado. A região produz agora cerca de 20% mais petróleo do que o Oriente Médio. Na América do Sul, a produção atingiu média de 8,593 milhões de barris/dia em 2025 – crescimento de 10% na comparação anual -, sendo a ampliação concentrada no Brasil, Guiana, Venezuela e Argentina, detalha a eixos.
Leia mais
- Dilemas urgentes entre soberania e eletricidade. Ética de fronteira. Artigo de Paolo Benanti
- Fontes renováveis de energia são mais baratas para geração elétrica do que combustíveis fósseis, mostra relatório
- A era da eletricidade já chegou, mas a demanda por combustíveis fósseis continuará a crescer até 2050
- Ritmo de expansão das renováveis é insuficiente para triplicar capacidade até 2030
- Planos dos países estão longe da meta de triplicar renováveis até 2030
- Investimento anual em renováveis precisa mais que dobrar para limitar aquecimento a 1,5ºC, diz IEA
- “Precisamos das energias renováveis, mas está sendo implantado um modelo pouco respeitoso”. Entrevista com Miguel Pajares
- Capacidade global de energias renováveis cresceu 10% em 2022. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
- Da modernidade e do destrutivo poder energético à necessidade do decrescimento para energias efetivamente limpas. Conferência com Dominic Boyer