17 Dezembro 2025
Dom Vicente Ferreira é Pós-doutor pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), na qual é membro do grupo de pesquisas Interfaces da Teologia na Antropologia Contemporânea. Possui doutorado e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora; graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1996) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990).
De 2017 a 2022, foi bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pelo Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas, nas Igrejas Histórico e Barrocas e bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, Vale do Paraopeba.
É o atual bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire, da Universidade Estadual da Bahia e do grupo de pesquisa as interfaces da antropologia na telogia contemporânea. Atua, desde 2019, na Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - da qual é o atual presidente. Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Psicanálise, Ecologia Integral, música e poesia. É defensor dos direitos humanos e da natureza.
Entrevistas realizadas pelo IHU com Dom Vicente Ferreira
- “O futuro é o cristianismo de Jesus, que faz nascer a esperança onde só existe escombro”. Entrevista especial com Dom Vicente de Paula Ferreira
- Sínodo sobre a sinodalidade: “Nossa Igreja precisa ser pobre com os pobres”. Entrevista especial com Silvia Kreuz e Dom Vicente de Paula Ferreira