Lula retorna ao Brasil e convoca reunião urgente para discutir crise de segurança no Rio

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Outubro 2025

Presidente se reúne nesta quarta (29) com ministros e diretor da PF para definir medidas de apoio ao governo fluminense após megaoperação que deixou dezenas de mortos.

A reportagem é de Gustavo Kaye, publicada por Agenda do Poder, 28-10-2025.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite desta terça-feira (28) em Brasília, após uma viagem de oito dias pela Ásia. Logo após o retorno, ele convocou uma reunião emergencial para a manhã desta quarta (29) com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Ricardo Lewandowski (Justiça) e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O objetivo é discutir as ações que o governo federal poderá adotar para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro.

Crise no Rio mobiliza governo federal

A reunião será decisiva para definir o tipo de suporte que o governo federal oferecerá ao estado, incluindo recursos logísticos, equipamentos, efetivo e ações de inteligência. Segundo fontes do Planalto, a intenção é coordenar uma resposta integrada à crise fluminense, que ganhou novas proporções após a megaoperação policial desta semana.

Governador Cláudio Castro participará do encontro

Inicialmente, o plano era que Rui Costa, Lewandowski e Andrei Rodrigues viajassem ao Rio para se reunir com o governador Cláudio Castro. No entanto, a agenda foi alterada, e Castro deverá vir a Brasília para participar pessoalmente da reunião com Lula e sua equipe. O encontro foi proposto ainda nesta terça durante uma reunião no Palácio do Planalto, em meio à crescente pressão por medidas eficazes contra o avanço da violência no estado.

Contexto da crise

A convocação ocorre após uma das operações mais letais já realizadas no Rio de Janeiro, que mobilizou cerca de 2.500 agentes e resultou na prisão de integrantes ligados ao Comando Vermelho. O episódio reacendeu o debate sobre a política de segurança pública e levou o governo federal a antecipar discussões sobre possíveis medidas de apoio ao estado.

Leia mais