17 Setembro 2025
- Cardeal Spengler: “Tivemos a oportunidade de compartilhar as iniciativas que estamos desenvolvendo e nossos desafios”.
- O Papa recebeu muito bem todos esses avanços e incentivou os bispos a continuar trabalhando juntos, a promover o trabalho em rede e a acompanhar os Episcopados.
A informação é de Paola Calderón e Ángel Morillo, publicada por Religión Digital, 16-09-2025.
A audiência privada com o Papa Leão XIV foi um encontro fraterno que marcou o encerramento da Visita Apostólica da Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) a vários dicastérios e dependências da Santa Sé.
"Pudemos compartilhar as iniciativas que estamos desenvolvendo e nossos desafios", destacou o Cardeal Jaime Spengler, presidente do Celam e arcebispo de Porto Alegre, ao se referir ao encontro com o Santo Padre.
Uma oportunidade que, segundo ele destacou, ratifica a atitude propositiva do organismo, sempre vinculada à corresponsabilidade na missão.
O que pode ser entendido como uma resposta eficaz à cooperação e ajuda constante recebida por parte dos diferentes organismos, que “com suas demonstrações de interesse nos enchem de orgulho”, explicou.
Today Pope Leo welcomed the bishops of Episcopal Conference of Latin America (CELAM) in a private audience. He knows them well - in May 2023 he was in Puerto Rico for the CELAM General Assembly in Aguadilla. pic.twitter.com/9ZzeqDmga4
— random fangirl (@crouchjr666) September 15, 2025
Uma ocasião que também serviu para expressar a gratidão ao Santo Padre e felicitá-lo pelo recente aniversário do Vigário de Cristo.
Temas em pauta
Dom Lizardo Estrada, secretário-geral do Celam e bispo auxiliar de Cusco, no Peru, detalhou que foi um momento de familiaridade, pois o Santo Padre "tem alma latino-americana, nos recebeu com muita cordialidade e proximidade".
Como de costume a cada dois anos, a presidência do Celam apresentou a Sua Santidade um relatório sobre seu trabalho na América Latina, sua articulação com os episcopados, os encontros regionais realizados no início do ano e as realidades sociopolíticas que afetam os países da região.
Também foram apresentados os resultados do trabalho que os bispos da América Latina, apoiados pela Conferência dos Bispos do Brasil e pelas diversas redes territoriais que o Celam acompanha, realizaram em preparação para a COP 30 (Cúpula das Partes da ONU) sobre mudanças climáticas, que ocorrerá no Brasil. A agenda comum, que eles compartilham com seus colegas da África e da Ásia, está no documento sobre justiça climática contra as falsas soluções ecológicas no sul global.
On September 13, 2023 he welcomed the CELAM bishops in the Dicastery for Bishops in Rome. pic.twitter.com/xY1mqVoewq
— random fangirl (@crouchjr666) September 15, 2025
Acolhimento do Sínodo
Dom Lizardo Estrada indicou que apresentaram ao Papa um avanço de todo o processo sinodal da América Latina e do Caribe após a publicação do Documento Final do Sínodo 2021-2024.
Nesse sentido, o Celam constituiu uma comissão animadora continental que, a partir de diversos âmbitos, impulsiona o acolhimento do sínodo, como a conversa no espírito, o processo com as Conferências Episcopais para formar equipes nacionais.
Além de todas as publicações realizadas por meio da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral (ERTP), universidades católicas e do Centro de Gestão do Conhecimento, com o apoio da Editorial do Celam.
Recentemente, por meio do Centro Teológico Cebitepal, foi lançado um ecossistema de formação em sinodalidade, sob o nome “Together-juntos-insieme”, onde diversas entidades eclesiais promovem a preparação de paróquias, comunidades e instituições.
No fim do encontro, o Papa recebeu “muito bem” todos esses avanços e incentivou os Bispos a continuar trabalhando juntos, a promover o trabalho em rede e a acompanhar os Episcopados.
Ele convidou o Celam a continuar impulsionando a renovação da Igreja a partir de seu papel profético e missionário, “como sempre o fez ao longo de seus 70 anos”, para saber ler os sinais dos tempos.
Leia mais
- CELAM lança documento sobre inteligência artificial com enfoque pastoral
- Celam 2023-2027: “Traçar horizontes para o futuro, olhar para longe”
- 39ª Assembleia Geral do Celam: uma Igreja em comunhão, eclesialidade e sinodalidade
- Assembleia Eclesial e Sínodo 2021-2024: “Verdadeiros Pentecostes para a Igreja”
- Documento da Assembleia Eclesial da América Latina enfrenta os desafios da sinodalidade
- Apresentação do documento da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe
- Como uma igreja sinodal incorporará a virtude da obediência?
- Carlos Galli: Francisco deixará "muitos presentes, mas sobretudo ter promovido uma Igreja em sinodalidade"
- Celam faz balanço dos últimos quatro anos: Igreja latino-americana e caribenha em saída, pobre para os pobres e samaritana
- CELAM: uma Igreja sinodal em saída para as periferias
- Documento para a Fase Continental do Sínodo: “a dobradiça que permitirá aprofundar o discernimento”, diz Mauricio Lopez
- A Igreja argentina publica seus arquivos sobre a ditadura: “Mais energia deveria ter sido colocada para evitar tanto massacre”. Entrevista com Carlos María Galli
- CEAMA: conversão e caminhada sinodal com a Igreja ministerial amazônica