• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Um cardeal de branco em vez de vermelho – Timothy Radcliffe completa 80 anos

Timothy Radcliffe | Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • “Estamos sob ataque de agentes brasileiros quinta-colunas da extrema-direita, fora e dentro do país”, diz o sociólogo

    O Brasil da hora de incertezas e recuos. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • Rio Grande do Sul e a marginalização Guarani. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • A democracia devorada pelo pantagruélico apetite facínora da extrema-direita. Destaques da Semana no IHU Cast

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    21º domingo do tempo comum – Ano C – Na prática da justiça, o Reino se faz presente entre nós

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

26 Agosto 2025

Na solene elevação a cardeal, no consistório em dezembro passado e no conclave em maio, ele atraiu a atenção - o cardeal inglês Timothy Radcliffe (80). E não apenas por causa de sua altura, mas também por causa de seu hábito branco em vez do vermelho cardinalício. As pessoas pareciam particularmente céticas quando os cardeais entraram vestindo vermelho e ele estava entre eles - todo de branco, quase papal. Radcliffe, o Papa? No conclave, no entanto, ele não foi eleito como o novo chefe da Igreja Católica - em vez disso, Robert Francis Prevost, Leão XIV, foi eleito. Radcliffe apareceu simplesmente em seu hábito dominicano branco, que ele usa todos os dias. Isso foi possível para ele pelo Papa argentino Francisco, que morreu na segunda-feira de Páscoa deste ano.

A informação é de Mario Trifunovic, publicada por Katholisch, 22-08-2025.

Portanto, tudo permanece branco – pode-se pensar. Mas, em outro nível, há uma mudança: Radcliffe completou 80 anos hoje. Ao atingir esse limite de idade, ele não poderá mais se tornar eleitor papal. O Colégio Cardinalício conta atualmente com 248 membros, dos quais 129 têm direito a voto. Radcliffe foi o único eleitor papal no conclave de maio sem ordenação episcopal. Já em 2000, o teólogo, clérigo e publicista londrino foi considerado um possível sucessor do Cardeal Basil Hume como arcebispo de Westminster – mas isso nunca aconteceu. 24 anos depois, sua "promoção" finalmente chegou: embora não tenha sido nomeado bispo, o Papa Francisco decidiu criar novos cardeais durante o Sínodo Mundial no outono passado – incluindo Radcliffe e seu colega monge Dom Jean-Paul Vesco, arcebispo de Argel.

Retorno após cirurgia de câncer

De 1992 a 2001, o inglês Radcliffe serviu como Mestre Geral da Ordem Dominicana, viajando por todos os continentes nessa função. Publicou suas experiências e pensamentos em inúmeros livros e palestras, tornando-se um orador e pregador requisitado. No entanto, um surto de câncer interrompeu suas diversas atividades. Mas, após uma grande cirurgia contra o câncer em 2021, ele retornou fortalecido — mais requisitado do que nunca. Francisco então o chamou para ser o pregador dos dias de reflexão que antecederam o Sínodo Mundial de 2024. Lá, Radcliffe falou com humor britânico sobre as tensões na Igreja e preparou os participantes — bispos, padres, religiosos e leigos — para grandes feitos: "Não estamos aqui para comer uma refeição escassa, mas para desfrutar da alta gastronomia do Reino de Deus."

Sua clareza ficou evidente não apenas durante esses dias de reflexão, mas também na abertura da segunda sessão do Sínodo Mundial: "Não precisamos temer as diferenças de opinião, pois o Espírito Santo está agindo nelas". Ele também exigiu que ninguém tenha o direito de permanecer em silêncio durante tal sínodo. Mas, ao mesmo tempo, todos devem ouvir, caso contrário, "bateremos os tambores da ideologia, seja ela de esquerda ou de direita". No entanto, ele não se importa com meras banalidades. Quem confia unicamente na providência de Deus, sem contribuir com suas próprias convicções, está agindo de forma irresponsável e imatura.

Assim como na questão do diálogo, também na questão do papel das mulheres, Radcliffe se posicionou. Ele enfatizou repetidamente que as mulheres precisavam receber maior atenção dentro da Igreja. "Há tantas teólogas, até mesmo no Vaticano. Isso é maravilhoso!", disse ele certa vez. Mulheres e leigos precisavam de um papel mais ativo na vida da Igreja. Embora pudesse confirmar que o clericalismo estava envenenando a Igreja, ele também defendia uma "teologia atraente e positiva do sacerdócio ordenado". Porque sem o apoio ativo do clero, o progresso seria impossível – e isso, muitas vezes, falta.

Mais debates e desacordos

Radcliffe também não se esquivou de temas delicados. Ele prestou homenagem aos católicos gays em relacionamentos sérios, escrevendo no jornal do Vaticano "L'Osservatore Romano" que o desafio para os homossexuais — como o de todos os amantes — é aprender a expressar o amor adequadamente e respeitar a dignidade do outro. Nesse contexto, ele falou de um desenvolvimento na doutrina da Igreja que se renova por meio da "experiência vivida". "Os homossexuais não são mais vistos apenas em termos de atos sexuais, mas como nossos irmãos e irmãs que, segundo o Papa Francisco, podem ser abençoados."

Radcliffe é mais do que um nome — ele representa uma Igreja que discute abertamente, permite diferenças de opinião e incentiva o debate. Ele combina tudo isso com um toque de humor. Ele próprio ainda se mostra impressionado com sua nomeação como cardeal, brincando: "Há três anos e meio, eu estava gravemente doente com câncer e nem sabia se sobreviveria a uma operação. Depois da operação, pensei que agora poderia desfrutar de uma aposentadoria tranquila e tranquila. Mas, de repente, estou de volta ao centro de tudo. O que isso significa para o futuro — não tenho ideia. Servirei o Papa, seja lá o que ele quiser que eu faça."

Leia mais

  • A ressurreição de Timothy Radcliffe: conheça o pregador sinodal
  • Radcliffe, o único cardeal de ‘branco’ do próximo consistório de Francisco
  • “Para que você está aqui?”, pergunta Timothy Radcliffe, prestes a completar 75 anos
  • Timothy Radcliffe: Neste Sínodo “estamos aprendendo a tomar decisões juntos, a escutar uns aos outros”
  • Aprendamos de novo a arte da amizade. Artigo de Timothy Radcliffe
  • Padre Radcliffe: o Sínodo, uma árvore a cuidar, não uma batalha a vencer
  • Radcliffe: “O que está acontecendo com voz profética das mulheres, consideradas hóspedes em sua própria casa?”
  • Timothy Radcliffe mostrou no Sínodo: É preciso um pregador dominicano para explicar um papa jesuíta
  • ‘‘Somos mendicantes atrás da verdade’’: refletindo sobre os textos de retiro de Pe. Radcliffe
  • Padre Radcliffe conclui as meditações em Sacrofano: “Por um renascimento da Igreja”
  • Padre Radcliffe, uma Igreja sem fronteiras no caminho da esperança
  • Aprendamos de novo a arte da amizade. Artigo de Timothy Radcliffe
  • “O perigo surge quando a identidade se transforma em ideologia, quando é fixada em uma bandeira ou em um hábito”. Entrevista com Timothy Radcliffe e Lukasz Popko
  • 18 questionamentos bíblicos: diálogo em Jerusalém entre os dominicanos Radcliffe e Popko

 


Notícias relacionadas

  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • A Igreja Católica e o casamento gay. Artigo de Timothy Radcliffe

    Está certo dizer que as Igrejas não têm um direito exclusivo para determinar quem pode se casar – mas o Estado também não, [...]

    LER MAIS
  • Cristãos hoje: o desafio de superar os dualismos estéreis

    "Padre Radcliffe fascina: ele liga você ao seu estilo e aos seus conteúdos profundos, mas apresentados de modo agradável, simp[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados