08 Agosto 2025
Não há informação sobre quais escolas poderiam sofrer com ataque.
A reportagem é publicada por Sul21, 07-08-2025.
No fim da tarde desta quinta-feira (7), a Prefeitura de Novo Hamburgo, na região metropolitana, anunciou a suspensão das aulas na rede municipal nos dias 8 e 11 de agosto. A gestão do município recebeu informações sobre a possibilidade de um atentado em escola da cidade e afirma que tem trabalhado com ações preventivas, aumentando a presença de forças de segurança em ambiente escolar e investigando o caso.
“Não sabemos se poderia ser uma escola municipal, estadual ou particular. É um grupo que interage na deep web. As forças policiais têm monitorado essas pessoas há bastante tempo. A possibilidade é de um ataque na cidade de Novo Hamburgo, que pode ocorrer na sexta-feira ou na segunda-feira”, diz o prefeito Gustavo Finck (PP) em um vídeo publicado no Instagram.
O alerta teria chegado à Prefeitura de Novo Hamburgo nesta quarta-feira (6), partindo de autoridades da área da segurança dos governos federal e estadual, conforme noticiou o ABC+. O veículo reportou ainda que responsáveis buscaram os estudantes mais cedo nesta quinta-feira (7).
As aulas de sexta-feira foram suspensas também em Estância Velha, cidade vizinha a Novo Hamburgo. “Mesmo sem risco real no momento, optamos por suspender as aulas desta sexta-feira como medida de precaução”, publicou o prefeito Diego Francisco (PSDB).
Leia mais
- A escalada da violência nas escolas, uma tragédia anunciada
- Por que cresceu o número de casos de violência nas escolas. Artigo de Leandro Basegio
- A crueldade presente nas escolas: entre a crise de sentido e a banalização do mal. Artigo de Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves
- Massacres nas escolas: a PM resolverá?
- A tragédia em Suzano exige a defesa da educação. Manifesto da Rede de Defesa e de Resistência Democrática
- A violência, escolar ou não, só será vencida com Bem Estar Social. Artigo de Ion de Andrade
- “Esquecer é permitir que ocorra novamente”, diz diretora da associação Anjos de Realengo