14 Janeiro 2025
As temporadas secas de verão se estendem até o inverno, transformando os ventos de Santa Ana em maçaricos.
A informação é de Bob Henson, publicada por Yale Climate Connections e reproduzida por CTXT, 13-01-2025. A tradução é de Carlos Roa.
O Ano Novo começou com um dos incêndios florestais mais terríveis da história: uma tempestade de fogo na área metropolitana de Los Angeles, que causou a morte de pelo menos cinco pessoas e reduziu milhares de residências a cinzas. Dois grandes incêndios de mais de 4.046 hectares – o de Palisades, a oeste, e o de Eaton, ao norte – se intensificaram devido à extrema seca e aos ventos de Santa Ana, com rajadas de até 160 km/h.
O climatólogo Daniel Swain declarou à CNN que o incêndio de Pacific Palisades pode se tornar o incêndio florestal mais caro da história, e expressou sua expectativa de que os incêndios que atingem a região, no conjunto, superem qualquer outro em termos de perdas econômicas. Segundo a NOAA, a temporada de incêndios florestais mais cara até hoje (ajustada para dólares de 2024, considerando a inflação) foi a de 2018, com perdas de 30 bilhões de dólares, devido principalmente aos devastadores incêndios na Califórnia. Entre eles, destacou-se o Camp Fire, de novembro, que destruiu Paradise, na Califórnia, deixou 85 mortos e arrasou mais de 18.800 edifícios. Esse incêndio causou cerca de 12,5 bilhões de dólares em danos, tornando-se o mais caro da história.
A principal maneira pela qual a mudança climática agrava os incêndios florestais é secando a vegetação. O calor prolongado transforma florestas e pastagens em material inflamável, provocando incêndios mais rápidos e intensos. No caso dos incêndios desta semana, o crescimento da vegetação no início de 2024 foi favorecido por um inverno mais úmido que o normal no sul da Califórnia. No entanto, o verão de 2024 foi o mais quente já registrado na Califórnia. A combinação desse calor recorde com uma seca intensa fez com que a vegetação abundante que cresceu durante o inverno secasse. Além disso, a temporada de chuvas no sul da Califórnia, que normalmente começa em outubro ou novembro, atrasou-se, e em janeiro de 2025 as condições para uma seca severa já estavam estabelecidas (Fig. 1).
De acordo com o Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Meteorológico Nacional, as condições meteorológicas críticas para incêndios estavam previstas para permanecer na costa sul da Califórnia até sexta-feira, 10 de janeiro. Os ventos poderiam alcançar rajadas de 32 a 48 km/h nos vales e de 64 a 96 km/h nas áreas mais elevadas. Após uma breve pausa, era esperado outro surto de ventos fortes do norte ao nordeste no fim de semana, e uma configuração mais severa de ventos de Santa Ana poderia se desenvolver na segunda-feira, 13, e na terça-feira, 14. Os meteorologistas do escritório do Serviço Meteorológico Nacional para a área de Los Angeles já estavam monitorando a configuração da próxima semana em uma conversa sobre a previsão na quinta-feira:
"Isso seria preocupante, já que provavelmente não se esperam chuvas, e o período da noite de terça para quarta-feira será o quarto evento nesta sequência. Há grande preocupação de que as condições meteorológicas que causam incêndios possam se agravar, dadas as condições anteriores: pouca chuva em toda a região desde a primavera de 2024 e outro evento de ventos offshore sobre tudo o que já vimos até agora. Recomenda-se que os residentes fiquem atentos às informações mais recentes e permaneçam vigilantes quanto às medidas para proteger suas vidas e propriedades."
Os incêndios florestais criaram uma grande quantidade de fumaça que está cobrindo a maior parte da área metropolitana de Los Angeles, fazendo com que as condições de poluição do ar estejam na zona vermelha "Não saudável", de acordo com os últimos mapas do airnow.gov. A qualidade do ar deve melhorar durante o fim de semana de 11 e 12 de janeiro, à medida que os ventos diminuem e os bombeiros avançam na contenção dos incêndios. No entanto, para segunda-feira, 13, e terça-feira, 14, uma nova rajada de ventos de Santa Ana vindos do nordeste levará a fumaça do incêndio Eaton para o centro de Los Angeles, o que pode interferir no jogo de playoff da NFL com o Los Angeles Rams, programado para a noite de segunda-feira, 13.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O papel da mudança climática nos catastróficos incêndios de Los Angeles de 2025 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU