24 Mai 2024
A reportagem é publicada por Vatican News, 23-05-2024.
No dia 22 de maio, o Papa Copta Tawadros II encontrou-se no Cairo com o Cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, e discutiu com ele a declaração de confiança nas súplicas e a declaração do Santo Sínodo Copta do dia 7 de março sobre o “casamento homossexual”. Isto é o que a Igreja Copta Ortodoxa anunciou num comunicado de imprensa.
Fernández levou a saudação do Papa Francisco a Tawadros, registando os distintos acontecimentos celebrados. No centro do encontro estava a Declaração de Confiança nas Súplicas, publicada no mês passado, em dezembro, pelo dicastério doutrinário. No mês de março seguinte, o Sínodo da Igreja Copta emitiu uma declaração reiterando o seu apelo ao “casamento homossexual”.
O Cardeal Fernández, registrando que muitas súplicas em Confiança, como na subsequente declaração doutrinária do Dicastério, Dignitas Infinite, reitera que o casamento é apenas a união entre um homem e uma mulher aberta à transmissão da vida, e confirmou que incluindo a Igreja Católica é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, segundo o Vatican News, explicou a Sua Santidade Tawadros II que a Igreja Católica compartilha os sentimentos da declaração de 7 de março e avalia positivamente a ênfase pastoral. A respeito da Fiducia supplicans, Fernández explicou que, como disse o Papa Francisco na assembleia plenária do Dicastério, a união entre as pessoas é abençoada. Se se apresentarem juntos, abençoam cada pessoa, fazendo o sinal da cruz para cada pessoa e seguindo com uma breve oração. Mas isto deve ocorrer de forma breve, espontânea, sem qualquer rito, sem ornamentos litúrgicos e sem qualquer manifestação externa que possa confundir esta bênção com uma maldição.
O mais importante, explicou o prefeito, é garantir que este tipo de bênçãos simples, espontâneas e pastorais também possam ser dadas nas ruas, por ocasião das peregrinações, e possam ser recebidas por todos, em qualquer condição em que se encontrem. Com efeito, neste caso, especifica Fernández, não se trata de uma “graça santificante”, mas daquelas ajudas do Espírito Santo que os católicos chamam de “graças reais” e que dão ao pecador a conversão e a cura.
Durante a conversa, Tawadros II explicou também a Fernández o ethos histórico, cultural e social do povo egípcio, intimamente ligado ao rio Nilo ao longo da história. Durante a sua visita ao Cairo, o Cardeal encontrou-se com outros patriarcas e observadores católicos, ortodoxos e protestantes para discutir questões relacionadas com o dicastério.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Cardeal Fernández visita Tawadros II para explicar o sentimento verdadeiro dos “suplicantes de confiança” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU