Israel bloqueia ajuda humanitária brasileira que seria entregue a palestinos, confirma Planalto

Especialistas humanitários alertam que a fome atingiu níveis catastróficos no norte de Gaza. (Foto: UNRWA)

Mais Lidos

  • Missões 400 anos: “e a Igreja nem tá aí!” Artigo de Frei Luiz Carlos Susin

    LER MAIS
  • Kiev está em chamas. Os russos mobilizam uma força de ataque maciça contra a Ucrânia

    LER MAIS
  • “O crime organizado não é uma anomalia do capitalismo; é parte constitutiva dele”. Entrevista com Mark Galeotti

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

06 Março 2024

Situação foi denunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que está na região em comitiva de parlamentares europeus.

A reportagem é de Mateus Coutinho, publicada por Brasil de Fato, 05-03-2024. 

O Palácio do Planalto confirmou ao Brasil de Fato na noite desta terça-feira (5) que a ajuda humanitária enviada pelo governo brasileiro aos palestinos foi bloqueada por Israel em Rafah. A informação foi divulgada mais cedo pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que está na região.

De acordo com Bonelli, o Brasil enviou cerca de 30 caixas de insumos, que incluem filtros de água e freezers. O parlamentar europeu, membro do Partido Verde na Itália afirma que o motivo alegado pelos israelenses para rejeitar a entrega de ajuda nesta terça-feira, (5), é que seria "incompatível e perigosa para a segurança do Estado de Israel".

Os insumos brasileiros fazem parte dos cerca de dois mil caminhões que aguardam há mais de um mês autorização de Israel para entrar em Gaza com ajuda humanitária. Esses veículos levam suprimentos, equipamentos e alimentos enviados por França, Singapura, Alemanha, Itália, Espanha, Kuwait, entre outros. As caixas com os insumos estão em um galpão da Cruz Vermelha em Arish, há 20 km da fronteira com Gaza.

Bonelli divulgou uma série de vídeos na área onde os caminhões estão retidos. Nas imagens, é possível ver uma fileira enorme de veículos que aguardam autorização de Israel para entrar em Gaza. O deputado italiano está na região em uma comitiva de 14 parlamentares italianos de oposição que chegou a Rafah há três dias.

Leia mais