20 Dezembro 2023
Guillermo Castillo Ramírez é pesquisador do Instituto de Geografia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Doutor (2010) e mestre (2006) em antropologia pela UNAM, realizou diversas estadias de pós-doutorado na UNAM e outras instituições.
O seu trabalho de investigação centrou-se nos processos socioespaciais e territoriais relacionados com as dinâmicas migratórias (internas e internacionais) no México contemporâneo, bem como nas transformações na construção cultural dos territórios derivadas das migrações étnicas transnacionais.
De 2011 a 2013 realizei um projeto de pós-doutorado na UNAM sobre a história da antropologia no México, as representações de grupos étnicos e o nacionalismo mexicano. Realizou trabalhos de campo no sudeste de Chiapas, entre comunidades de origem Tojolobal, e no noroeste de Sonora, com grupos étnicos do Deserto do Altar.
Seus trabalhos foram publicados, entre outras revistas e publicações, em Desacatos, Cuicuilco, Andamios, Alteridades, Revista Mexicana de Ciências Políticas e Sociais, Sans Solei, Revista Sur de México, Revista Mexicana de Sociologia, Boletim da Associação Espanhola de Geógrafos, Investigações Geográficas, Revista Norte-Americana, Controvérsias e Concorrências Americanas e Latino-Americanas.
Desde 2008 se aventurou na fotografia antropológica e algumas de suas séries fotográficas são encontradas em sites e revistas de fotografia digital no México, França, Espanha, Argentina e Estados Unidos.
Seus livros mais recentes são: Migrações centro-americanas no México: processos socioespaciais e dinâmicas de exclusão (IGG UNAM, 2022) e Processos territoriais no México: conflitos e atores sociais em contextos étnico-rurais (IGG UNAM, 2023).
Seus trabalhos podem ser consultados neste link.
Migrações como um marco de violência multidimensional no continente americano