Com 96 municípios afetados, 46 mortos, 20 mil pessoas fora de casa e 4.700 desabrigados, a crise climática muda a geografia no estado
Para avaliar de maneira multidisciplinar o mais recente ciclone, seguido pela maior tragédia natural da história dos gaúchos, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o evento Colapso climático no Rio Grande do Sul. Causas, desafios e perspectivas.
A atividade promoverá um debate entre o meteorologista Leandro Puchalski, o Prof. Dr. Douglas Lindemann - UFPel e o climatologista Francisco Eliseu Aquino, professor do Departamento de Geografia e do PPG em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Com transmissão ao vivo pelos canais do IHU, o debate ocorrerá no dia 14-09-2023, às 10h.
Em ano marcado pela Emergência Climática batendo à porta, o colapso do planeta mostra seu ápice por meio de eventos climáticos cada vais mais extremos. Do Rio Grande do Sul à Líbia e à China, houve enchentes nunca vistas antes. Do Canadá à Grécia, acontecem incêndios florestais devastadores. Da América do Norte à Europa, viu-se o verão mais quente já registrado; no Sul, o inverno mais quente da história.
São fatos que evidenciam os dados da ciência: o planeta está sob um novo regime climático. Agora é hora de avaliar os erros e pensar novas perspectivas para o futuro das espécies na Terra.
Para saber mais, acompanhe o debate sobre a crise climática.
SERVIÇO
Evento: Colapso climático no Rio Grande do Sul. Causas, desafios e perspectivas
Quando: 14-09-2023 | às 10h
Debatedores: Leandro Puchalski, Francisco Eliseu Aquino e Douglas Lindemann
Inscrições: Evento público e gratuito | Em português | Sem inscrição prévia
Não haverá certificação
Transmissão ao vivo: canais do IHU