Francisco: por favor, “paremos de tornar invisíveis os que são descartados”. O vídeo do Papa

Foto: ONU/Kibae Park

Mais Lidos

  • “Permitir a instalação de um empreendimento com essa magnitude de demanda sem uma avaliação climática rigorosa significa aprofundar a vulnerabilidade territorial já existente”, afirma a advogada popular

    Data centers no RS e as consequências de sua implementação. Entrevista especial com Marina Dermmam

    LER MAIS
  • Inteligência Artificial e o empobrecimento da Igreja como centro de dados. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Companhias aéreas europeias começam a cortar voos devido à guerra no Irã: Lufthansa anuncia 20 mil cancelamentos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

30 Agosto 2023

Pelas pessoas marginalizadas: por esta intenção, o Papa Francisco pede a oração dos fiéis para o mês de setembro.


A reportagem é de Bianca Fraccalvieri, publicada por Vatican News, 29-08-2023.

Em O Vídeo do Papa, Francisco manifesta sua perplexidade com o nível de indiferença a que chegamos diante de um irmão que vive à margem da sociedade.

"Como é que deixamos que a 'cultura do descarte', na qual milhões de homens e mulheres não valem nada em relação aos benefícios econômicos, como é que deixamos que esta cultura domine as nossas vidas, as nossas cidades, o nosso modo de vida?"

E não só, o Pontífice adverte para o risco de um "torcicolo" de tanto desviar o olhar para não ver esta situação.

Por favor, pede o Papa, "paremos de tornar invisíveis" os que estão à margem da sociedade, seja por motivos de pobreza, seja por motivos de dependência, doença mental ou deficiência.

Por outro lado, vamos investir na "cultura do acolhimento", de receber, de dar um teto, de dar um abrigo, de dar amor, de dar calor humano.

"Rezemos para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis", é o apelo final de Francisco.

Segundo dados das Nações Unidas, mais de 700 milhões de pessoas, 10% da população mundial, vivem em situação de pobreza extrema, com dificuldade para satisfazer as necessidades mais básicas, como saúde, educação e acesso a água e saneamento.

A ONU acrescenta que cerca de 1,6 bilhão de pessoas vivem em condições precárias de habitação e que os países mais industrializados não constituem uma exceção. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 1 em cada 8 pessoas no mundo apresenta sintomas de algum tipo de problema mental, e que 16% da população mundial tem uma deficiência significativa.

Leia mais