05 Julho 2023
"A morte do cônjuge significa, para essas mulheres deixadas de lado na sociedade, miséria, pois nem aposentadoria ou pensão recebem", escreve Edelberto Behs, jornalista.
Dos 8 bilhões de pessoas no planeta Terra, 258 milhões são viúvas, divulgou a ONU por ocasião do Dia Internacional das Viúvas, lembrado em 23 de junho. Uma em cada dez vive em extrema pobreza.
No leste da República Democrática do Congo, cerca de metade das mulheres é viúva, segundo dados da Fundação Lomba, de 2016. Em alguns países do mundo, mulheres que ficam viúvas, informa a ONU News, não têm direito à herança, enfrentam estigmas, tanto assim que muitas passam a ser vistas como doentes.
A morte do cônjuge significa, para essas mulheres deixadas de lado na sociedade, miséria, pois nem aposentadoria ou pensão recebem. Elas enfrentam barreiras como exclusão social, pobreza extrema, ausência de direitos básicos e situações indignas.
A ONU pede aos governos que mobilizem apoio às viúvas, aplicando políticas para eliminar a violência, aliviar a pobreza e oferecer programas na área educacional, em qualquer idade. Sem essas ações, não será alcançada a meta proposta nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.