Francisco recebe alta após nove noites no hospital Gemelli: “Ainda estou vivo”

Papa Francisco recebeu alta nesta sexta-feira, 16 (Foto: Reprodução | Religión Digital)

Mais Lidos

  • Eles se esqueceram de Jesus: o clericalismo como veneno moral

    LER MAIS
  • Estereótipos como conservador ou progressista “ocultam a heterogeneidade das trajetórias, marcadas por classe, raça, gênero, religião e território” das juventudes, afirma a psicóloga

    Jovens ativistas das direitas radicais apostam no antagonismo e se compreendem como contracultura. Entrevista especial com Beatriz Besen

    LER MAIS
  • Ecocídio no Congresso Nacional. Artigo de Carlos Bocuhy

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

16 Junho 2023

  • Com um sorriso no rosto, o pontífice confirmou aos jornalistas que o esperavam que "ainda está vivo".

  • Em uma breve conversa, ele expressou sua "dor" pelos migrantes mortos nas últimas horas em um naufrágio na costa da Grécia.

  • O Papa retomará sua agenda a partir de segunda-feira para enfrentar uma semana em que receberá os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 16-06-2023.

O Papa Francisco recebeu alta hoje do Hospital Gemelli, em Roma, após a operação abdominal a que foi submetido na quarta-feira, 7 de junho.

Com um sorriso no rosto, o pontífice confirmou aos jornalistas que o esperavam que "ainda está vivo" e em um breve diálogo expressou sua dor pelos migrantes que morreram nas últimas horas em um naufrágio ao largo da costa da Grécia.

O Papa retomará sua agenda a partir de segunda-feira para enfrentar uma semana em que receberá os presidentes de Cuba, Miguel Díaz Canel, e do Brasil, Luiz Inácio Lula de Silva.

Francisco, de 86 anos, foi submetido a anestesia geral para colocação de uma tela no abdome que impede a formação de obstrução intestinal.

Hospital Gemelli. (Foto: Reprodução | Religión Digital)

É a terceira vez que o papa é internado no hospital romano, já que também esteve internado por três noites no final de março por pneumonia aguda e foi operado no mesmo hospital romano em 04-07-2021 no cólon e recebeu alta após 10 dias, seguido de uma recuperação lenta.

Nesta quinta-feira, o Papa agradeceu a atenção de todos os funcionários do Gemelli e visitou o departamento de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Pediátrica, onde estão internadas algumas crianças que nos últimos dias lhe transmitiram seu amor por meio de inúmeras cartas, desenhos e mensagens desejando-lhe uma rápida recuperação.

Depois de receber alta e antes de retornar à Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco foi à Basílica de Santa María La Mayor para agradecer à Virgem Maria em oração por sua saúde.

Alfieri disse em coletiva de imprensa no sábado que o pós-operatório do papa foi bom, mas que foi desaconselhado a celebrar o Angelus publicamente do hospital para evitar esforços que comprometam a cicatrização da tela colocada na parede.

Ele também destacou que "o Papa não teve nenhum tipo de problema cardíaco nem sofreu um ataque cardíaco" e explicou que há dois meses teve um pequeno problema (pneumonia) "como qualquer pessoa de 86 anos pode ter, mas ele praticamente não tem nenhum tipo de tratamento, problema único no joelho".

A equipe médica o havia aconselhado a permanecer internado para sua plena recuperação pelo menos durante toda esta semana, mas Francisco decidiu receber alta na sexta-feira para continuar sua recuperação no Vaticano.

Leia mais