Francisco passou a noite bem após passar por cirurgia abdominal: "Exames de rotina são bons"

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Junho 2023

Em nota divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, a equipe médica atualiza o andamento de Francisco após a operação realizada ontem, 7 de junho, de laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com próteses. O pontífice está "em bom estado geral" e passou uma primeira noite "tranquila". Entretanto, continuam as mensagens de proximidade e votos de uma rápida recuperação: o Papa, informado, agradece e pede para continuar a rezar por ele

A informação é de Salvatore Cernuzio, publicada por Vatican News, 08-06-2023.

Primeira noite tranquila, bom estado geral, alerta, respiração espontânea.

A equipe médica garantiu às condições de saúde do Papa que, no início da tarde de ontem, 7 de junho, ele foi submetido a uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com próteses na Policlínica Gemelli. Na nota divulgada à tarde pela Sala de Imprensa do Vaticano, lemos que “o Papa Francisco passou uma noite tranquila conseguindo descansar por um longo tempo; encontra-se em bom estado geral, alerta e respirando espontaneamente”. "Os exames de controle de rotina são bons", continua a equipe médica, "durante todo o dia ele observará o repouso pós-operatório necessário".

Informado de mensagens de proximidade

“O Papa”, acrescenta o comunicado, “é informado das mensagens de proximidade e afeto recebidas nas últimas horas e expressa sua gratidão, ao mesmo tempo em que pede para continuar rezando por ele”. De fato, nestas horas houve inúmeras manifestações de afeto e proximidade ao Papa para uma rápida recuperação, incluindo cartas, telegramas, tuítes: do presidente da República Italiana Sergio Mattarella à Casa Branca, da Conferência Episcopal ao outros episcopados, da política e da cultura até os simples fiéis, entre eles os jovens pacientes do Hospital Pediátrico Bambino Gesù que fizeram uma série de desenhos para o Pontífice. A mais comovente, a que retrata o Papa em uma cama de hospital e quatro crianças atrás de uma janela sob a inscrição: "Não tenha medo, estamos com você". Assinado Giorgio, Mia, Samuel e Chiara.

Noite bem passada

Já pela manhã, a Sala de Imprensa do Vaticano havia anunciado que a primeira noite do Papa havia "corrido bem", anunciando "mais informações" no final da manhã.

Leia mais