26 Mai 2023
Acolhimento de imigrantes e refugiados na Política de Assistência Social é o tema do terceiro encontro da série de debates [presencial] intitulada Questões do SUAS no enfrentamento das vulnerabilidades sociais, que ocorrerá no dia 27/06, às 9h, na sede do CEPAT, tendo como debatedora Adriana Maria Matias do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná.
A série de debates busca aprofundar o conhecimento das concepções teóricas, éticas e práticas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, problematizando as temáticas contemporâneas, com foco no enfrentamento das vulnerabilidades sociais e na ação qualificada dos(as) profissionais desta área.
Local
Sede do CEPAT – Av. Governador José Richa, 10.546, Linha Verde – Curitiba, PR.
Certificação
Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá – UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.
Parceiros
Para esta iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:
- Instituto Humanistas Unisinos – IHU
- Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA
- Departamento de Ciências Sociais da UEM
- Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR
- Curso de Serviço Social da PUCPR
Conheça a debatedora
Adriana Maria Matias é assistente social com especialização em serviço social. É uma profissional com mais de 20 anos de experiência na área social, atuando como educadora popular. Tem experiência em serviços de proteção básica e especial, grupos comunitários (famílias e adolescentes), articulação de redes de proteção e formação de agentes sociais. Participa do Fórum de Direitos Humanos da Criança e Adolescente da Vila Torres, possui militância nas áreas prisional e migratória, sendo presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Colombo, e conselheira do CERMA - Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas. Também integra a Câmera Temática de Educação do CRESS-PR – Conselho Regional de Serviço Social 11° Região.
Confira o cartaz

Confira a programação completa da série de debates
Leia mais
- Panamá: recorde de 100 mil refugiados e migrantes atravessaram a selva de Darién no início de 2023
- “Não vou lhe salvar”: a moral burocrática e os migrantes. Artigo de Andrea Grillo
- Estados Unidos ultrapassam dois milhões de imigrantes detidos pela primeira vez em um ano
- Sudão do Sul debaixo d'água e com a terceira maior crise de refugiados do mundo
- O Papa, chocado com a imagem dos três refugiados que chegaram à Espanha ao leme de um petroleiro: "Aquela foto me tocou"
- “Nadei três horas para salvar a minha vida, agora corro o risco de 25 anos porque ajudo os refugiados”
- Os refugiados e o inverno mais difícil de todos os tempos. “Enquanto as necessidades humanitárias crescem exponencialmente, os recursos disponíveis se reduzem drasticamente”
- Haitianos e venezuelanos: a marca recente da presença de migrantes e refugiados no Brasil
- A (in)visibilidade de migrantes e refugiados nas regiões brasileiras, em debate no CEPAT
- Francisco: vamos dar aos migrantes o direito de escolher se querem ficar em sua própria terra
FECHAR
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Acolhimento de imigrantes e refugiados na Política de Assistência Social, em debate no Cepat - Instituto Humanitas Unisinos - IHU