01 Março 2023
Mesmo para cardeais e bispos os aluguéis dos alojamentos, até então gratuitos ou a preços de pechincha, a partir de agora parecem destinados a ter preços de mercado. O Papa Francisco assinou mais um rescrito, desta vez para puxar os cordões à bolsa e arrecadar dinheiro.
A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Gazzetino, 28-02-2023.
Obviamente, não há menção de despejo no texto e sim de contrato de locação a ser remarcado conforme forem estipulados, sem prejuízo dos contratos vigentes. Esses permanecerão como estão. Na prática, os benefícios habitacionais para cardeais, bispos e dignitários que moram nos prédios da APSA estão destinados a ser arquivados para sempre. A novidade está sendo divulgada pelo site Messainlatino.it.
A decisão do Papa Francisco veio ao final de uma audiência agendada com Caballero Ledo, o novo prefeito da Secretaria de Economia, em 13 de fevereiro. "Para atender aos crescentes compromissos que a Santa Sé enfrenta para o cumprimento do serviço da Igreja Universal e dos necessitados, pede que maiores recursos sejam destinados e reservados à Sé Apostólica, também aumentando as receitas da gestão da bens imóveis, como a abolição do alojamento gratuito e vantajoso para Cardeais, Chefes de Dicastério, Presidentes, Secretários, Subsecretários, Executivos, Auditores e equiparados, do Tribunal da Rota Roma, dos bens pertencentes às Instituições Cúrias e dos os Órgãos que se referem à Santa Sé incluídos na lista anexa ao Estatuto do Conselho para a Economia incluindo as Domus". Praticamente todos.
Com esta disposição draconiana, Bergoglio deu a conhecer que também desaparecerão as "contribuições para habitação", suplementos pagos para fazer face à renda. "Os órgãos proprietários terão de aplicar aos súditos acima os mesmos preços aplicáveis aos que não têm escritório na Santa Sé ou no Estado da Cidade do Vaticano". Ou seja, preços de mercado.
"Eventuais exceções às presentes normas devem ser autorizadas 'por Ele' (sic, entendeu o Santo Padre). Claro, este rescrito tem efeito imediato e será publicado nos Acta Aposto-icae Sedis e no Cortile di San Damaso". Escusado será dizer que a divulgação deste documento semeou o pânico no Tibre.