20 Fevereiro 2023
Um novo filme com lançamento previsto para 31 de março nos Estados Unidos oferecerá aos espectadores estadunidenses uma visão única e de perto das viagens do Papa Francisco a países de todo o mundo desde 2013.
A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 16-02-2023. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
“In Viaggio: The Travels of Pope Francis” é dirigido pelo cineasta ítalo-estadunidense Gianfranco Rosi e reúne imagens das visitas do papa a 53 países nos primeiros nove anos de seu papado, muitas vezes situando o espectador ao lado de Francisco.
A Magnolia Pictures, distribuidora do filme nos Estados Unidos, está oferecendo aos leitores do NCR uma prévia exclusiva do trailer estadunidense oficial do projeto.
Na prévia, os espectadores estão situados ao lado de Francisco, enquanto ele deixa um bilhete no Muro das Lamentações em Jerusalém em 2014, enquanto cumprimenta os moradores da ilha filipina de Tacloban em meio a uma tempestade tropical em 2015 e enquanto ele fala no Parque Memorial da Paz em Hiroshima, no Japão, em 2019.
“O documentário concede um acesso raro (...) criando um diálogo entre as imagens das viagens de Francisco, as imagens registradas pelo próprio Rosi, a história recente e o estado do mundo hoje”, disse a Magnolia em um comunicado exclusivo ao NCR.
“In Viaggio” estreou originalmente fora da competição do Festival de Cinema de Veneza na edição de 2022 e foi lançado nos cinemas na Itália em outubro. Ele está previsto para ser lançado simultaneamente nos cinemas e serviços de streaming dos Estados Unidos no dia 31 de março.
Rosi foi indicado anteriormente para a categoria de Melhor Documentário na 89º edição do Oscar pelo seu documentário “Fire at Sea”, de 2016, que se concentrou na crise dos migrantes europeus.
Seu filme de 2013 intitulado “Sacro GRA”, que explorava a realidade das comunidades que vivem perto do principal anel viário de Roma, foi o primeiro documentário a ganhar o prestigioso prêmio Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza.
Seu filme de 2020 “Notturno” foi rodado ao longo de três anos e contou as histórias de pessoas em zonas de conflito na Síria, Iraque, Curdistão e Líbano.