#começar. Artigo de Gianfranco Ravasi

(Foto: Jukan Tateisi | Unsplash)

Mais Lidos

  • Vicente Cañas. Manter um processo vivo por trinta anos é uma vitória no país da impunidade. Entrevista com Michael Nolan e Ricardo Pael Ardenghi

    LER MAIS
  • Para o professor e pesquisador da UFPA, reterritorializar o debate sobre o acelaracionismo em termos amazônidas inaugura um amplo espectro de questões incontornáveis de nosso tempo

    Como pensar o aceleracionismo em um mundo que já acabou? Entrevista especial com Ricardo Evandro Martins

    LER MAIS
  • Brasil sob polarização: avaliação e perspectivas. Artigo de Esther Solano e Alexandre Fuccille

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

12 Janeiro 2023

A única alegria do mundo é começar. É belo viver porque viver é começar, sempre, a cada instante.

O comentário é do cardeal italiano Gianfranco Ravasi, em artigo publicado em Il Sole 24 Ore, 09-01-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Quem propôs esse convite, tão fresco e confiante, não soube ser o primeiro a aceitá-lo e implementá-lo. É, de fato, Cesare Pavese quem escreveu essas linhas, mas também quem as desmentiu naquele dia quente de agosto de 1950, quando num triste quarto de hotel acabou com sua vida pelo suicídio, recusando qualquer possibilidade de recomeçar. Quantas vezes também nós repetimos o lema: "Um bom começo é meio caminho andado", frase ligada à primeira das Epístolas de Horácio e também à Política de Aristóteles. O importante é dar o primeiro passo; é só com esse ato que se superam a dúvida e o medo da distância a ser percorrida. O famoso sábio chinês Lao-tzu (século VI-V a.C.) dizia: "Uma viagem de mil milhas deve começar com um único passo".

Claro, como Jesus dizia, cada dia traz sua preocupação (Mateus 6, 34); mas também traz consigo talvez uma ocasião inesperada, uma nova luz, uma surpresa. Infelizmente, é forte a tentação de ficar sentados à margem da estada da vida ou deixar-se levar pela correnteza da enxurrada da sociedade.

Começar requer um esforço, uma tensão, uma ponta de coragem. Aliás, recomeçar após uma decepção ou um fracasso é ainda mais difícil. Mas se ficarmos inertes, nunca poderemos saber quantas coisas boas perdemos, quantas possibilidades desperdiçamos. O filósofo estadunidense Ralph W. Emerson aconselhava: "Sempre faça o que você tem medo de fazer."

Leia mais