• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Impactos dos plásticos nos oceanos. Artigo de Filippo Mario Nazareno Gomes Fogaccia

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Janeiro 2023

"Atingindo a fauna marinha, o plástico acaba invadindo de maneira drástica o homem por meio da alimentação", afirma Filippo Mario Nazareno Gomes Fogaccia, professor de química do Colégio Presbiteriano Mackenzie — Higienópolis, coordenador de Vestibulares e professor do Curso MackVest, em artigo publicado por EcoDebate, 23-12-2022.

Eis o artigo.

A palavra plástico deriva do grego plastikos, “próprio para ser moldado ou modelado”, elemento que surgiu com o objetivo de substituir materiais de origem animal pouco flexíveis e não moldáveis, como o marfim dos elefantes. Nesse contexto, em meados de 1900, surge a baquelite, o primeiro plástico sintético, material que ganhou o mercado e é usado até hoje em uma série de processos industriais, pois possui aspecto leve, resistente e versátil.

Graças as suas qualidades, o plástico modificou e melhorou muito a vida do homem, que passou a utilizá-lo em diversos segmentos. Práticos, duráveis e relativamente baratos, eles se tornaram parte do nosso dia a dia. Todas as coisas com as quais temos contato em nosso cotidiano, exceto comida, água e ar, contêm plástico na sua constituição. Observe bem: hoje em dia, quase tudo é embalado em plástico, no entanto, ao serem descartados, esses materiais se tornam um problema muito grande por conta de uma das suas maiores virtudes: a durabilidade. Esses materiais são, em sua maioria, resistentes à decomposição por micro-organismos, isso devido a uma série de fatores: dureza, absorção limitada de água e tipo de estrutura química.

Os plásticos são polímeros, ou seja, moléculas grandes, formadas pela ligação química de milhares de moléculas menores, os monômeros. Ainda que os polímeros usados comercialmente possuam componentes como plastificantes, pigmentos, antioxidantes e lubrificantes, que deixam o material suscetível ao ataque microbiano, a decomposição que ocorre é irrelevante. O que se constata é que, depois de descartado, o plástico permanece sem se degradar durante décadas, ou mesmo séculos, agravando o problema do descarte de lixo, uma das mais sérias complicações da sociedade atual.

Quando descartados incorretamente, os materiais plásticos causam grandes impactos no meio ambiente, especialmente no marinho. Como esses produtos demoram muito para se decompor, eles são inicialmente descartados no continente e acabam sendo direcionados aos rios e mares. A quantidade de plástico gerada é enorme, cerca de 8 milhões de toneladas entram nos oceanos por ano. Estudos apontam que, se continuarmos a produzir materiais plásticos no ritmo atual, em 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.

Acumulados em determinados pontos dos oceanos e mares, em regiões conhecidas como “ilhas de plástico”, o material é levado por conta da ação das correntes marítimas, resultantes dos ventos e do movimento de rotação da Terra. Atualmente, existem cinco principais pontos em que ocorrem o acúmulo desses detritos: Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Pacífico Norte e Pacífico Sul.

Essa montanha de plástico provoca o desequilíbrio de ecossistemas marinhos e compromete a sobrevivência de animais marinhos, já que esses seres consomem produtos plásticos, pois os confundem com alimentos. Esses produtos, além de tóxicos, não são digeridos e acumulam-se no estômago desses animais, o que pode impedir a ingestão de comida, perfurar a parede do estômago e causar a morte.

Atingindo a fauna marinha, o plástico acaba invadindo de maneira drástica o homem por meio da alimentação. Nesse sentido, o microplástico tem grande responsabilidade, pois é ingerido por peixes, moluscos e outros animais marinhos e entram na cadeia alimentar até chegarem ao consumidor final, os humanos. Uma vez que eles chegam ao intestino, liberam toxinas e aditivos químicos causadores de doenças graves, como o câncer.

A passagem de microplásticos nessa cadeia alimentar tem mais um agravante: a biomagnificação, processo em que ocorre o aumento na concentração de um contaminante (ou seja, microplásticos ou aditivos) em um organismo em comparação com a concentração em seu consumidor. Assim, nós, predadores, possuímos maiores concentrações de microplásticos no organismo do que os peixes, por exemplo.

Para minimizar as diversas formas de agressão causadas pelo descarte de plásticos ao meio ambiente, os materiais biodegradáveis se apresentam como uma proposta interessante, pois, ao contrário dos plásticos sintéticos derivados do petróleo, os biodegradáveis deterioram-se com relativa facilidade, integrando-se totalmente à natureza. Além dos plásticos biodegradáveis, a reciclagem tem sido uma alternativa muito utilizada, embora tenha enfrentado resistência do próprio ser humano por conta de fatores como dificuldade de separação dos materiais e alto custo, que gera baixo interesse de empresas no processo de reciclagem de seus resíduos.

Preservar o meio ambiente é algo que deve estar sempre em prioridade na visão do homem moderno, não apenas pelo apelo ao bem-estar das gerações futuras, mas, sim, pela manutenção da vida, que é o nosso bem mais precioso e que está sendo descartado sem precedentes quando jogamos fora uma embalagem plástica apenas porque seu tamanho não serve aos nossos propósitos corriqueiros.

Leia mais

  • Poluição por plástico mata 1 em cada 10 animais marinhos no Brasil
  • Os polímeros (plásticos) e a reciclagem
  • Bioplásticos circulares reduzem o consumo de recursos
  • Cidades brasileiras que mais descartam resíduos plásticos e os rios que os transportam
  • Promessas corporativas de redução não se traduzem em menos uso de plástico
  • E-book gratuito explica os impactos dos microplásticos nos ecossistemas
  • Plásticos correspondem a 48,5% dos materiais encontrados no mar do Brasil
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos não é prioridade dos administradores públicos. Entrevista especial com Carlos Silva Filho
  • A era do lixo. "Ele está visceralmente associado ao atual modo de vida". Entrevista especial com Maurício Waldman
  • Aumento do lixo no mar é sintoma de um problema social. Entrevista especial com Alexander Turra
  • A civilização do lixo. Entrevista especial com Maurício Waldman
  • "O futuro nos leva para o lixo zero, para a economia circular, a reutilização total". Entrevista especial com Rodrigo Sabatini
  • Estudo revela que bitucas de cigarro liberam substâncias tóxicas em praias e no oceano
  • Estudo revela que bitucas de cigarro são a maior parte do lixo em praias brasileiras
  • Cápsulas de café, isopor e garrafas PET são os maiores inimigos da reciclagem
  • Destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos cresce 16% em uma década
  • Lixo no Brasil, um problema ainda longe da solução
  • Geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil 2010/2019
  • Lixo plástico, iniciativas para salvar os oceanos
  • Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico
  • 10 atitudes que você pode tomar para salvar os oceanos
  • Plástico nos oceanos: as corporações culpam você

Notícias relacionadas

  • A indústria petrolífera e a morte dos recifes de corais em todo o mundo

    LER MAIS
  • Desperdício e destruição na era dos plásticos

    LER MAIS
  • Oceanos estão enfrentando uma extinção em massa sem precedentes

    LER MAIS
  • Quando o mar se afoga em um mar de plástico. Artigo de Silvio Greco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados