Sociedade Brasileira de Bioética se posiciona frente às negociações políticas na escolha do Ministro da Saúde para o governo eleito

Foto: Freepik

Mais Lidos

  • Banco Master: a reconstrução completa de como uma fraude capturou a República

    LER MAIS
  • Pesquisadora reconstrói a genealogia do ecofascismo e analisa as apropriações autoritárias do pensamento ambiental, desde o evolucionismo do século XIX e o imaginário “ecológico” nazista até suas mutações contemporâneas. Ela examina novas formas de “nacionalismo verde” e explica como a crise climática é instrumentalizada pela extrema-direita para legitimar exclusões, fronteiras e soluções antidemocráticas

    Ecofascistas: genealogias e ideias da extrema-direita "verde". Entrevista com Francesca Santolini

    LER MAIS
  • A guerra dos EUA e Israel com o Irã: informação, análise e guerra assimétrica. Artigo de Sérgio Botton Barcellos

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Dezembro 2022

A Sociedade Brasileira de Bioética – SBB manifesta sua profunda preocupação com a recente notícia da existência de tentativas de negociação política para a ocupação do Ministério da Saúde em troca de apoio à aprovação da PEC da transição.

O Ministério da Saúde é instituição estratégica para o alcance da democracia e, portanto, não pode ser objeto de negociações para atender interesses que não os da sociedade brasileira.

O presidente eleito se comprometeu, explicitamente, com a defesa intransigente dos princípios do SUS e da escuta aos movimentos sociais e às diretivas das Conferências Nacionais de Saúde.

Nesse sentido, o cargo deve ser ocupado por pessoa com fortes vínculos e experiência com a Saúde Coletiva e altamente compromissada com o Sistema Único de Saúde – SUS.

14/12/2022

Elda Bussinguer
Presidenta da Sociedade Brasileira de Bioética

Leia mais