18 Outubro 2022
“Universalidade não significa uniformidade. Ser universal é responder ao chamado missionário de Cristo; ser uniforme é sufocar o Espírito que Cristo enviou”, escrevem os editores da revista America, dos jesuítas estadunidenses, 14-10-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Agora que a Igreja reuniu relatórios de quase todas as conferências episcopais do mundo, o Papa Francisco declarou encerrada a primeira fase do Sínodo sobre a Sinodalidade. Mas essa primeira fase de consulta aos fiéis foi mais do que apenas um exercício de coleta de informações. Ele também ofereceu algumas lições valiosas. Será crucial ter isso em mente durante a segunda fase do sínodo – reuniões de “assembleias continentais” de janeiro a março de 2023 – e depois a terceira fase, a assembleia internacional dos bispos em uma data posterior.
Três lições primárias serão mais instrutivas no próximo ano. Primeiro, vimos que o governo compartilhado e a responsabilidade pela Igreja são possíveis, mas isso exigirá humildade de todos os quadrantes. Em segundo lugar, não sabemos todas as respostas – e podemos nos surpreender com algumas que podem surgir do processo.
Por fim, uma lição que aprendemos muitas vezes, mas precisamos lembrar mais uma vez: universalidade não significa uniformidade. Ser universal é responder ao chamado missionário de Cristo; ser uniforme é sufocar o Espírito que Cristo enviou.
Qualquer leitura dos relatórios sinodais que surgiram dos Estados Unidos deixa claro que os participantes se concentraram em prioridades que nem sempre se refletem nas ações ou políticas dos bispos estadunidenses. Até certo ponto, isso é de se esperar: os bispos são chamados a ensinar, santificar e governar, e nenhum desses três carismas se cumpre simplesmente seguindo as preferências da maioria ou navegando de acordo com os ventos predominantes.
Ao mesmo tempo, quando os leigos – que são, afinal, a grande maioria dos membros da Igreja – chegam a conclusões diferentes sobre as prioridades nas quais a Igreja deve se concentrar, podemos ver isso como um exemplo de pessoas exercendo um ensinamento carisma? Os relatórios do sínodo são uma maneira de os participantes transmitirem sua própria sabedoria aos líderes cuja governança pode ser melhorada ouvindo e aprendendo.
Em muitos casos, essa escuta pode ser enriquecida por ferramentas de aprendizagem já disponíveis. As dioceses na África, por exemplo, abraçaram totalmente o processo, de acordo com o cardeal Mario Grech, secretário-geral do sínodo. “O povo está dizendo: ‘Escutem, foi uma experiência eclesial muito interessante, queremos prosseguir, seguir em frente’”, disse o cardeal à America. Na África do Sul, a Igreja começou a abordar as famílias que estão quebradas. Na Ásia, os participantes reconheceram que a falta de sinodalidade não se limita à Igreja, mas também inclui a família. Os leigos estão ansiosos para aceitar a responsabilidade de liderar a Igreja.
Não há como ter certeza do resultado de um processo como um sínodo mundial. Os participantes devem estar dispostos a ser surpreendidos, desapontados ou mesmo castigados por alguns dos comentários que saem das deliberações locais e regionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, ficou claro pelas reportagens da imprensa após a divulgação inicial dos documentos de síntese do sínodo em setembro que alguns oficiais da Igreja e bispos ficaram surpresos com o nível de rancor e descontentamento encontrado nos documentos. Não o suficiente, alguns sentiram, foi feito de todo o bem que a Igreja faz.
Pode ser verdade que todos nós precisamos estar mais atentos às boas novas, estar mais cientes das maneiras pelas quais todo o bem presente na igreja (e todo o bem que a Igreja faz) pode ser usado para elevar a todos nós. Mas o sínodo deve ser um processo deliberativo genuíno, não um exercício de relações públicas.
Não devemos nos surpreender quando qualquer noção da Igreja como uma societas perfecta não é adotada por pessoas que têm feridas. Seremos capazes de ouvir se grandes partes da Igreja pedirem mudanças em questões como padres casados, pastorais LGBTQIA+, carismas sacramentais das mulheres e muito mais? Os leigos podem abraçar a incerteza que pode surgir ao questionar seus líderes no processo sinodal? Os líderes da Igreja não apenas escutarão os jovens católicos quando participarem, mas também permitirão que eles liderem e implementem suas ideias? Eles escutarão os lamentos vindos de todo o mundo pela perpetuação do clericalismo em todas as suas formas?
Todos nós temos uma versão do que é “a Igreja”, e para a maioria de nós esse conceito é reificado em nossa congregação ou diocese local. Mas é claro que a Igreja é muito maior do que qualquer comunidade local. Desde os dias do apóstolo Paulo, a Igreja tem sido diversa em composição e em dons. Faz sentido que os relatórios sinodais de todo o mundo reflitam uma Igreja que está longe de ser uniforme em suas prioridades e preocupações. Pode ser que mesmo as assembleias continentais expressem desejos e preocupações diferentes. Mas isso não é uma falha de projeto; é uma oportunidade.
Seria desastroso para a nossa comunhão global se qualquer grupo na igreja procurasse obter um resultado uniforme e de tamanho único do processo sinodal. Esta não é uma campanha do século IV para expulsar o arianismo da Igreja, nem deve ser um veículo para impor nossas próprias viseiras ideológicas aos olhos de todos. Esta é uma lição especialmente importante para os católicos da América do Norte e da Europa – há muito acostumados a ter a voz dominante na Igreja – para lembrar no próximo ano. O Amazonas e o Nilo deságuam no Tibre tanto quanto o Reno.
Não podemos dizer que frutos o processo sinodal dará no final; há sempre a possibilidade de não os reconhecermos nas próximas décadas. Mas ao longo deste processo, a igreja deve se lembrar da promessa de Jesus de enviar um advogado para estar sempre conosco (Jo 14,16).
É essa promessa que Francisco sempre nos lembrou durante este processo. É o Espírito Santo – e não qualquer subcategoria da Igreja – que é o protagonista do sínodo global. “O Espírito Santo nos guia para onde Deus quer que estejamos, não para onde nossas próprias ideias e gostos pessoais nos levariam”, disse Francisco no início do sínodo. “Sem o Espírito, não há sínodo”.
O sínodo está longe de terminar, e nossa jornada juntos está apenas começando. Que possamos, como Francisco nos chama a fazer, colocar nossa confiança no Espírito Santo, que é agora e sempre será nosso advogado e guia.
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As três lições mais importantes do sínodo (até agora). Editorial da revista America - Instituto Humanitas Unisinos - IHU