Prof. Dr. João Carlos Brum Torres – UCS

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Estudo que atestava segurança de glifosato é despublicado após 25 anos

    LER MAIS
  • Momento gravíssimo: CNBB chama atenção para votação e julgamento sobre a tese do Marco Temporal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Agosto 2022

João Carlos Brum Torres possui graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), graduação em Curso de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado no Departement de Philosophie - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1974) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1985).

Atualmente é Professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. É também Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo as funções de Professor Colaborador na mesma instituição.

Como professor e pesquisador na área da filosofia trabalhou por longo tempo em temas de filosofia política e, no período mais recente, sobre a filosofia teórica de Kant, notadamente sobre a teoria da cognição intuitiva. Focos principais de seu interesse são, no âmbito da filosofia prática, as filosofias de Rousseau, Kant, Hegel, Marx e as questões temáticas inerentes às teorias da representação política, da fundação constitucional e da democracia.

Mais recentemente, também passaram a fazer parte de seus interesses de pesquisa os impactos que o progresso científico-tecnológico (especialmente na área da genética) tem sobre sobre os parâmetros básicos das relações do homem com a natureza, bem como as revisões do pensamento metafísico e ético que se tornam forçosas em função de tal progresso. No âmbito da filosofia teórica, sua pesquisa mais recente tem por objeto a teoria kantiana da percepção e da cognição intuitiva em geral, consideradas à luz das teorias contemporâneas da referência indexical, do pensamento de re e da discussão recente sobre os conteúdos não-conceituais.

 

Artigos reproduzidos pelo IHU com João Carlos Brum Torres

 

Reportagens reproduzidas pelo IHU com João Carlos Brum Torres

 

Eventos com João Carlos Brum Torres no IHU