Prof. Dr. João Carlos Brum Torres – UCS

Mais Lidos

  • Especialização em Protagonismo Feminino na Igreja: experiência de sororidade e crescimento humano integral

    LER MAIS
  • Católicos versus Evangélicos no Brasil: “guerra de posição” x “guerra de movimento”. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

    LER MAIS
  • No meio do caminho estava o CIMI: 50 anos do documento-denúncia “Y-Juca-Pirama” e a atuação do Pe. Antônio Iasi Jr, SJ

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Agosto 2022

João Carlos Brum Torres possui graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), graduação em Curso de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado no Departement de Philosophie - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1974) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1985).

Atualmente é Professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul - UCS. É também Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo as funções de Professor Colaborador na mesma instituição.

Como professor e pesquisador na área da filosofia trabalhou por longo tempo em temas de filosofia política e, no período mais recente, sobre a filosofia teórica de Kant, notadamente sobre a teoria da cognição intuitiva. Focos principais de seu interesse são, no âmbito da filosofia prática, as filosofias de Rousseau, Kant, Hegel, Marx e as questões temáticas inerentes às teorias da representação política, da fundação constitucional e da democracia.

Mais recentemente, também passaram a fazer parte de seus interesses de pesquisa os impactos que o progresso científico-tecnológico (especialmente na área da genética) tem sobre sobre os parâmetros básicos das relações do homem com a natureza, bem como as revisões do pensamento metafísico e ético que se tornam forçosas em função de tal progresso. No âmbito da filosofia teórica, sua pesquisa mais recente tem por objeto a teoria kantiana da percepção e da cognição intuitiva em geral, consideradas à luz das teorias contemporâneas da referência indexical, do pensamento de re e da discussão recente sobre os conteúdos não-conceituais.

 

Artigos reproduzidos pelo IHU com João Carlos Brum Torres

 

Reportagens reproduzidas pelo IHU com João Carlos Brum Torres

 

Eventos com João Carlos Brum Torres no IHU

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prof. Dr. João Carlos Brum Torres – UCS - Instituto Humanitas Unisinos - IHU