Prof. Dr. Luigi Ferrajoli – Universitá Degli Studi Roma Tre

Mais Lidos

  • Como o Papa Francisco está tentando “feminilizar” a Igreja

    LER MAIS
  • “Os maus-tratos aos animais é uma expressão do mal e da nossa incapacidade de aceitar os outros”. Entrevista com Corine Pelluchon

    LER MAIS
  • Israel-Palestina. Um soldado se sacrifica e um primeiro-ministro renuncia: o genocídio em Gaza provoca ações desesperadas

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Agosto 2022

Luigi Ferrajoli é um jurista italiano e um dos principais teóricos do garantismo, definindo-se a si próprio como um juspositivista crítico. Graduou-se em Direito pela Universidade de Roma "La Sapienza".

 

Entre 1962 e 1965, obteve três bolsas anuais e, assim, pôde continuar seus estudos de direito, lógica, filosofia da ciência, filosofia analítica e análise da linguagem seguindo Norberto Bobbio, do qual é o principal aluno.

 

Desde o final da década de 1970, tem participado em batalhas civis, escrevendo artigos em jornais e revistas, em particular no jornal Il Manifesto, realizando conferências e participando de inúmeros debates e conferências.

 

Depois de 1975 e ao longo da década de 1980, Ferrajoli engajou-se ativamente na defesa das garantias criminais e processuais contra o direito penal excepcional e contra os desvios inquisitivos que caracterizaram a resposta de emergência ao terrorismo na Itália. Da análise e crítica dessa experiência, nasceu o livro "Direito e razão: teoria do garantismo penal" (São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002).

 

Em 1969, obteve a habilitação para livre docência em Filosofia do Direito, apresentando uma obra original intitulada "Teoria axiomatizada do direito - Parte Geral", na qual, pela primeira vez na história do pensamento jurídico, o método axiomático e a lógica proposicional são utilizados para a construção de uma teoria do direito.

 

De novembro de 2003 a 31 de outubro de 2010, Luigi Ferrajoli foi professor catedrático de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Roma Tre. Desde janeiro de 2014, é professor emérito de Filosofia do Direito na Universidade Roma Tre.

 

Artigos de Luigi Ferrajoli reproduzidos pelo IHU

 

Reportagens com Luigi Ferrajoli reproduzidas pelo IHU

 

Eventos com Luigi Ferrajoli no IHU

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prof. Dr. Luigi Ferrajoli – Universitá Degli Studi Roma Tre - Instituto Humanitas Unisinos - IHU