A Conferência Eclesial da Amazônia renova autoridades em sua primeira Assembleia Ordinária de 2022

Foto: Prensa Celam

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Março 2022

 

A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) realizou sua primeira Assembleia Ordinária de 2022, realizada nos dias 26 e 27 de março de forma híbrida (presencial e virtual) em São Paulo, Brasil, e renovou sua diretoria para o próximo quadriênio 2022-2026.

 

A reportagem é de Ángel Morillo, publicada por Prensa Celam, 29-03-2022.

 

Desta forma, anunciaram que o cardeal Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), foi nomeado presidente desta instância para aliviar o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que anunciou sua renúncia por motivos de saúde.

Informaram também que Monsenhor Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, será o Primeiro Vice-Presidente, enquanto o leigo Mauricio López, coordenador do Centro de Redes e Ação Pastoral do CELAM, será o Segundo Vice-Presidente.

Enquanto isso, Monsenhor Eugenio Coter, Bispo de Pando (Bolívia), foi ratificado como representante dos Bispos da Amazônia na presidência do CEAMA.

 

Foto: Prensa Celam.

 

Agradecimentos ao Cardeal Hummes

 

O Cardeal Barreto expressou sua gratidão ao irmão e colega Cláudio Hummes, por seu papel na consolidação da REPAM e CEAMA nos últimos anos.

“A força do Espírito Santo nos encoraja a continuar neste caminho, tendo uma estratégia de encarnação no território amazônico na complementaridade entre CEAMA e REPAM nesta tarefa”, disse.

O cardeal destacou o compromisso do Cardeal Hummes por seu incansável trabalho para que “os povos indígenas e as comunidades tradicionais da Amazônia se sintam refletidos como parte da Igreja e na defesa da vida na Amazônia”.

Durante estes dois dias, os participantes trabalharam em três objetivos: “Refletir sobre o caminho e os desafios do CEAMA, apresentar uma reforma aos estatutos que contribuam para o fortalecimento e consolidação do CEAMA e eleger os novos dignitários do CEAMA”.

Além disso, foi apresentado um plano para a reforma dos Estatutos da CEAMA, que contribuem para fortalecer e consolidar sua estrutura a partir do “espírito de sinodalidade e de serviço às jurisdições eclesiásticas da Amazônia”.

 

Sobre os participantes

 

Entre os participantes, em ambas as modalidades, estão: Cardeal Cláudio Hummes, Monsenhor Miguel Cabrejos, Presidente do CELAM, Cardeal Pedro Barreto, Presidente da REPAM, Monsenhor Rafael Cob, Vice-Presidente da REPAM, Monsenhor David Martínez de Aguirre, Vice-Presidente do CEAMA, Monsenhor Eugenio Coter, Representante dos Bispos da Amazônia, Monsenhor Leonardo Steiner (Brasil), Monsenhor José Neri Tondello (Brasil), Monsenhor Omar de Jesús María (Colômbia) e Monsenhor Jonny Eduardo Reyes (Venezuela).

A Assembleia também foi acompanhada pessoalmente pelo religioso João Gutemberg, secretário executivo da REPAM, e pelo padre Alfredo Ferro M, SJ, secretário executivo do CEAMA.

Além dos representantes mencionados, Irmã Gloria Liliana Franco, presidente da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), o padre Francisco Hernández Rojas, secretário executivo da Cáritas América Latina, representantes dos comitês de promoção dos núcleos temáticos e de organismos internacionais.

 

Leia mais