22 Março 2022
Mateus Uchôa é bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É também mestre em Artes pelo PpgArtes da UFC. É doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de Estética e Filosofia da Arte com pesquisa sobre os mundos animais e os limites do anthropos. Tem interesse em Filosofia da Natureza; Pluralismo Ontológico; Pensamento Ameríndio; Multinaturalismo; Estudos Multiespécies; Virada Ontológica na Antropologia; Estética e Pensamento Decolonial; Ecologia e Experiência Sensível; Cosmopolíticas e Questão Ambiental no Antropoceno.
Atualmente realiza pesquisa sobre pensamento indígena a partir da etnologia de Eduardo Viveiros de Castro, e também da obra A Queda do Céu de Davi Kopenawa e Bruce Albert, com ênfase na articulação de ideias ameríndias com questões da filosofia especulativa contemporânea. Tem experiência no ensino de Filosofia Geral; História da Filosofia Moderna; Antropologia Filosófica; Filosofia da História; Estética.
Paralelamente também estuda e desenvolve projetos audiovisuais com o LabCosmo - Laboratório de criação em cosmopolíticas. É premiado no edital da Lei Aldir Blanc - lei 14.017/2020 - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza pelo projeto Arte em um planeta ferido: Estética e Ecologia no Antropoceno.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. Mateus Uchôa - Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA-CE - Instituto Humanitas Unisinos - IHU