Presença da população negra em Curitiba e seus espaços simbólicos, em debate no Cepat

Fonte: Cepat

Mais Lidos

  • Ur-Diakonia: para uma desconstrução do anacronismo sacerdotal e a restauração do 'homo diaconalis' na igreja. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • De quintal a jardim de horrores: América Latina no centro da Doutrina Donroe. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS
  • O comum: a relação de uso e a inapropiabilidade da natureza. Artigo de Castor M. M. Bartolomé Ruiz

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Março 2022

 

Presença da população negra em Curitiba e seus espaços simbólicos é o tema do primeiro debate do ano pela série de debates Sociedade e Racismo, organizada pelo CEPAT e seus parceiros, programado para ocorrer no dia 15/03, às 19h30.

 

O debate abordará as marcas históricas da presença da população negra em Curitiba, a partir da ênfase nos espaços simbólicos da resistência e da luta antirracista na capital paranaense.

 

Para esse encontro, contaremos com a debatedora Ma. Caroline Glodes Blum, da Associação de Capoeira Angola (ACAD).

 

A atividade será oferecida no formato híbrido, podendo ser acompanhada presencialmente na sede do CEPAT ou através de nossas redes sociais.

 

Certificação

 

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

 

Caso não possa participar presencialmente, acompanhe o debate pelos seguintes canais online:

- Página no Facebook do CEPAT;

- Página no Twitter do CEPAT;

- Canal no Youtube do CEPAT;

- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

 

Parceiros

 

Para esta iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:

 

- Instituto Humanitas UnisinosIHU;
- Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de AlmeidaOLMA;
- Departamento de Ciências Sociais, da UEM;
- Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP);
- Pastoral Afro-Brasileira;
- Dialogar Mediação Familiar;
- IPAD Brasil - Instituto de Pesquisa da Afrodescendência;
- Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR;
- Cursinho Popular Ubuntu;

  

Conheça a debatedora

 

Caroline Glodes Blum possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professora de sociologia na rede pública estadual do Paraná. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: carnaval, Curitiba, etnografia, performance e espaço urbano. Também atua como professora de capoeira da Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) em Curitiba, ministrando treinos, organizando eventos e prestando assessorias.

 

Confira o cartaz

 

Leia mais