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Jürgen Habermas e o diálogo entre cidadãos religiosos e secularizados. Artigo de Emerson Silva

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04 Janeiro 2022

 

A edição 157 dos Cadernos Teologia Pública publica o artigo de Emerson Silva intitulado “Razão pública e sociedade pós-secular: o diálogo entre cidadãos religiosos e secularizados no pensamento de Jürgen Habermas”.

 

Emerson Silva é professor do Seminário Teológico Congregacional do Nordeste - PE. Doutorando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, mestre em Ciências da Religião pela UNICAP em 2018, graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada do Instituto Aliança de Linguística, Teologia e Humanidades – FATIN/IALTH em 2019 e graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 2015.

 

Segundo o autor, “o presente artigo fora desenvolvido a partir do excerto do trabalho dissertativo intitulado: “Religião e Esfera Pública na Sociedade Pós-Secular: O diálogo entre religião e razão em Jürgen Habermas” e visa elucidar, tendo em vista os processos de interação discursiva proveniente da teoria da ação comunicativa: as contribuições encontradas no pensamento habermasiano relacionadas ao debate em torno do fundamento racional do Estado democrático de direito, assim como o diálogo democrático entre cidadãos religiosos e secularizados em uma sociedade pós-secular.

 

Confira a primeira parte do estudo.

 

O século XX abrigou uma série de pensadores que se propuseram a revisar criticamente em suas reflexões os principais rumos tomados pelo pensamento ocidental frente a uma gama de mudanças ocorridas. Hans Gadamer, Emmanuel Lévinas, Gianni Vattimo, Friedrich Nietzsche são alguns dos importantes estudiosos que se destacam pela releitura feita, sobretudo em relação à pertinência do discurso religioso para o mundo contemporâneo.

Com os atentados ocorridos em 11 de setembro, o filósofo alemão Jürgen Habermas também passa a reorientar as suas percepções condizentes ao fenômeno religioso na sociedade secular: “Mas em 11 de setembro a tensão entre a sociedade secular e a religião explodiu de um modo inteiramente diverso” [1].

 

Imagem: Capa dos Cadernos Teologia Pública, edição 157, de Emerson Silva. 

 

A sua ideia de razão comunicativa, em que sujeitos em situações de fala ideal esboçam intersubjetivamente suas compreensões e expectativas relacionadas ao mundo e aos outros, é tomada em uma perspectiva crítica num rico diálogo com o discurso religioso, em que diversos componentes cognitivos oriundos das narrativas religiosas se interconectam com o discurso racional. Há um novo lugar para a religião nas democracias liberais, mas especificamente no que concerne a sua contribuição semântica à dignidade humana e a integração social.

Em um primeiro momento, apresentar-se-á o clássico dilema em torno do “paradoxo de Böckenförde” relacionado à fundamentação do Estado democrático de direito. Habermas tomará esta discussão abrindo perspectivas diferentes. Em seguida, discutiremos a relação dialógica sugerida pelo filósofo entre cidadãos religiosos e secularizados no que concerne ao processo democrático de aprendizagem dupla e complementar. Por último, abordar-se-á a consequência prática deste processo de aprendizagem: a vivência dos princípios fundamentais em torno do paradigma da tolerância, a base da vivência entre cidadãos religiosos dos seus mais variados credos e cidadãos não religiosos.

 

Acesse aqui para obter o texto completo.

 

O estudo de Emerson fez parte do debate do XX Simpósio Internacional IHU – Cristianismo, Sociedade, Teologia. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação.

O Simpósio ocorreu entre os meses de junho e novembro deste ano e debateu de forma transdisciplinar o sentido, os desafios e as possibilidades para o cristianismo, a Igreja, a teologia e fé cristã em meio às grandes transformações que caracterizam a sociedade e a cultura atual, no contexto da confluência de diversas crises de um mundo em transição, um mundo (pós)pandêmico.

 

Todas as conferências estão gravadas e podem ser acessadas aqui, bem como a programação completa do evento.

 

 

 

Referência

[1] HABERMAS, Jürgen. Fé e Saber; tradução Fernando Costa Mattos. – São Paulo: Editora Unesp, 2013.

 

Leia mais

 

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