03 Novembro 2021
Mais de 7.000 padres, religiosas, religiosos e jovens ligados à herança espiritual de Santo Inácio de Loyola se reuniram na cidade portuária de Marselha, no sul da França, no último fim de semana para um evento chamado “Ao largo com Inácio!” (Au large avec Ignace!).
A reportagem é de Mélinée Le Priol, publicada em La Croix International, 01-11-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O encontro de jesuítas e outras pessoas nos países de língua francesa da Europa que são considerados parte da “Família Inaciana” ocorreu desde sábado até a festa litúrgica de Todos os Santos, na última segunda-feira, um feriado em grande parte do Velho Continente.
Esse evento planejado há muito tempo fazia parte do Ano Inaciano, que começou no último 20 de maio e se estende até o dia 31 de julho de 2022, que comemora o 500º aniversário da conversão de Santo Inácio – quando Inácio, o soldado, atingido por uma bala de canhão, começou a sua transformação em Inácio, o peregrino.
Além dos membros da ordem religiosa masculina, comumente chamados de jesuítas, a Família Inaciana inclui outras congregações e movimentos religiosos.
Eles compartilham um caminho comum de seguimento da espiritualidade inaciana, que é marcada pela busca diária de Deus por meio do discernimento e dos Exercícios Espirituais.
A Família Inaciana conta com dezenas de milhares de membros em todo o mundo, muitos deles religiosas.
Um dos maiores contingentes no encontro do ramo europeu francófono da família era o a da Comunidade de Vida Cristã (CVX), uma organização formada por 800 pequenos grupos de leigos na França que se esforçam para se tornar “adultos na fé”.
O Movimento Cristão de Executivos e Gestores de Negócios (MCC) também esteve bem representado, assim como a Comunidade Chemin-Neuf, fundada em 1973 por inspiração de um jesuíta.
Estiveram presentes cerca de 1.500 membros do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), inúmeros estudantes e jovens profissionais da Rede Magis.
Também havia um programa especial para cerca de 30 famílias com crianças que se empenham em seguir a espiritualidade inaciana.
Mas o evento “Ao largo com Inácio” não foi apenas uma “celebração familiar” dos seguidores do santo do século XVI.
Ele também pretendeu ser uma oportunidade para “descobrir os sinais da fraternidade em um mundo em turbulência”.
E a escolha de Marselha, uma agitada cidade do Mediterrâneo que é uma encruzilhada de imigrantes e de várias culturas, não foi por acaso.
Jean-Marc Aveline, o arcebispo local, disse aos participantes que essa é a “última grande cidade cosmopolita” da bacia do Mediterrâneo com uma diversidade cultural e religiosa única.
O arcebispo Aveline disse que Marselha é também um lembrete de alguns dos maiores desafios do mundo, como a luta contra a pobreza, a promoção do diálogo inter-religioso e o acolhimento dos migrantes.
Um dos destaques dos três dias de encontro foi um momento de recolhimento no Porto Velho, no sábado.
O evento rememorou os muitos refugiados que morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo, assim como aqueles que morreram de Covid-19 e as pessoas que foram vítimas da violência sexual na Igreja.
Nos últimos séculos, muitos missionários da Família Inaciana partiram de Marselha para levar a mensagem do Evangelho à China, ao Magrebe ou ao Oriente Médio.
A congregação feminina de Xavières foi fundada há 100 anos nessa cidade portuária, enquanto a primeira casa jesuíta foi erguida em Marselha no século XVII.
Uma grande missa dominical foi celebrada em um santuário administrado pelos jesuítas com vista para o Porto Velho, enquanto a celebração da Eucaristia da Festa de Todos os Santos foi realizada em um parque próximo.
O Papa Francisco, que ingressou na Companhia de Jesus em 1958, foi oficialmente convidado a ir a Marselha para esse encontro. Mas, no fim, ele decidiu não comparecer.
Os organizadores disseram esperar que os eventos planejados para incluir o vasto público da região ajudem a tornar Santo Inácio e a sua escola de espiritualidade mais conhecidos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Seguidores de Santo Inácio se reúnem em Marselha para a festa de Todos os Santos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU