28 Julho 2021
O padre Sosa chega a Manresa com a incógnita de se o Papa Francisco visitará a cidade em 2022.
A reportagem é de Jordi Pacheco, publicada por Religión Digital, 27-07-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Os jesuítas da Catalunha se preparam para dar sua particular inauguração do Ano Inaciano, marcado pela visita a terras catalãs do padre Arturo Sosa e com a incógnita de se o Papa Francisco viajará a Manresa em 2022. Nomeado superior-geral da Companhia de Jesus em outubro de 2016, o padre venezuelano visitará a Catalunha pela segunda vez – a primeira foi em 2018 – para estar presente em duas cerimônias comemorativas do ferimento do fundador Santo Inácio de Loyola em uma batalha em Pamplona, em 1521.
Como informado ao arcebispo de Barcelona, através do semanário Catalunha Cristã, em 30 de julho, às 19:30, ocorrerá na basílica de Santa Maria do Mar de Barcelona uma eucaristia presidida pelo cardeal e arcebispo de Barcelona Joan Josep Omella e concelebrada pelo padre Sosa. No sábado, 31, será o próprio superior-geral que presidirá a eucaristia no santuário da Cova Sant Ignasi de Manresa. Durante a celebração ocorrerá a inauguração oficial e a bênção dos mosaicos criados, no último mês de março, pelo artista e jesuíta esloveno Marko Rupnik e sua equipe nas capelas laterais do santuário.
“Nestes dias anteriores à comemoração, estamos nervosos, porém não precisamente pela visita de nosso Superior Geral, mas sim pela incerteza que gera a situação pandêmica que vivemos”, assegura Enric Puiggròs, delegado da plataforma apostólica dos jesuítas na Catalunha desde abril de 2020. Não em vão, a visita do padre Sosa, se vive com “ilusão e boas expectativas”, está longe de querer ser um ato pomposo, ainda que a Companhia tenha feito um extensivo convite a todos os bispos da Catalunha. “Queremos dar uma dimensão eclesial indiscutível a esta celebração”, assegura Puiggròs.
Oficialmente iniciado em 20 de maio de 2021 em Pamplona, o Ano Inaciano ganha uma dimensão especial em Manresa, o epicentro da festa, onde Santo Inácio passou onze meses decisivos na sua transformação espiritual. O Centro de Espiritualidade e a Prefeitura de Manresa estão trabalhando intensamente na preparação de uma série de atividades enquadradas no projeto Manresa 2022 e cujo ponto culminante será um Congresso Internacional (virtual) de Exercícios Espirituais que acontecerá de 25 a 28 de outubro de 2021. “Este Congresso pretende atualizar o instrumento espiritual básico, para que este seja um momento importante do ponto de vista dos exercícios”, afirma Puiggròs.
Questionado sobre a hipotética visita do Papa Francisco a Manresa neste ano inaciano, o delegado da Companhia de Jesus na Catalunha assegura que “ativa e passivamente” foi transmitida a Bergoglio o sonho de recebê-lo na cidade. A própria irmã Lucía Caram enviou ao Santo Padre o livro, em catalão, “Manresa ignasiana – 500 anys Sant Ignasi i els jesuïtes”, de Francesc Riera, com o pedido expresso de que visitasse Manresa. No entanto, ainda não há indícios dessa eventual viagem do papa argentino. “A resposta do Vaticano até agora não foi nem sim, nem não, nem o contrário”, resume Puiggròs.
Logo do Ano Inaciano.