Papa Francisco pede aos comunicadores brasileiros promover “Uma comunicação que constrói pontes, que busca diálogo e supera as aporias ideológicas”

Foto: Reprodução

Mais Lidos

  • Quando a Igreja perde seus ministros: notas teológico-pastorais sobre a desistência presbiteral. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS
  • Pesquisadores refletem sobre possíveis riscos e efeitos do El Niño em 2026 à luz das enchentes de 2024 e das ações realizadas pelo poder público nos últimos dois anos

    El Niño no RS: probabilidade de cheias é dobrada, mas há incerteza sobre a magnitude do fenômeno climático. Algumas análises

    LER MAIS
  • Liturgia do 12º domingo comum de 2026 (A). Comentário de Jairo del Agua

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

26 Julho 2021

 

O Papa Francisco, por meio do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem aos participantes do Mutirão de Comunicação 2021, que nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24 de julho, reuniu 5.600 participantes virtualmente.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

A mensagem do Papa foi lida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Após ser informado do Mutirão de Comunicação, o Papa Francisco desejou “transmitir o seu afeto e dirigir uma palavra de encorajamento para todos os participantes deste encontro que pretender encontrar novos caminhos para a promoção da ‘valorização do humano na comunicação’”.

O Papa Francisco afirma que “os cristãos estão chamados a ser um sinal de esperança e solidariedade na sociedade brasileira tão atingida pela atual pandemia”. Esse sinal de esperança representa ser “instrumento de reconciliação, ser instrumento de unidade”, segundo o Santo Padre, insistindo em que “essa é a missão da igreja no Brasil: hoje mais do que nunca!”. O Papa Francisco fez um chamado a “deixar de lado as divisões, os desentendimentos”.

Os comunicadores cristãos, segundo o Santo Padre, “devem estar na linha de frente da promoção de uma comunicação que constrói pontes, que busca diálogo e supera as aporias ideológicas”, recordando suas palavras no Mensagem do LV Dia Mundial das Comunicações Sociais, onde chamava a exercer controle sobre “as notícias falsas, desmascarando-as”.

 

Eis a carta. 

 

 

Leia mais