09 Junho 2021
Entre os objetivos da auditoria do Vaticano na Diocese de Roma está a avaliação do balanço final e previsto, bem como vários aspectos da administração e procedimentos.
A reportagem é publicada por Rai News, 08-06-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.
Pela primeira vez em sua história, a diocese de Roma vai ser submetida a uma auditoria contábil do departamento do auditor geral da Santa Sé. A verificação - que não foi anunciada publicamente pelo Vicariato de Roma, nem pelo Vaticano, mas que é confirmada pela agência católica Aci Prensa - começou em abril deste ano.
Entre os objetivos da auditoria do Vaticano sobre a Diocese de Roma está a avaliação do orçamento final e previsto, bem como vários aspectos da administração e procedimentos, como os investimentos financeiros, a gestão do patrimônio e os recursos humanos. A Diocese de Roma administra mais de 500 igrejas, das quais 330 são paróquias, e numerosos entes, entre os quais mais de 100 associações públicas de fiéis e inclui cerca de 1.000 sacerdotes do clero.
O Gabinete do Auditor Geral da Santa Sé é presidido por Alessandro Cassinis Righini, que conta com uma equipa de auditores especializados. Sendo também a "autoridade anticorrupção" do Vaticano, o gabinete do auditor geral realiza o seu trabalho independentemente da Secretaria da Economia. Recentemente, vários departamentos da Diocese de Roma começaram a aplicar alguns critérios empresariais para estabelecer, por exemplo, novas regras na administração dos recursos humanos, do patrimônio imobiliário, dos investimentos financeiros, bem como alguns projetos em vista do Jubileu que se realizará em Roma, em 2025.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Santa Sé inicia auditoria contábil na diocese de Roma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU