15 Abril 2021
No dia 7 de abril de 2020, seis entidades brasileiras, dentre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, assinavam o “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, visando, naquelas primeiras semanas da pandemia, amenizar os impactos da pandemia e a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, que garante saúde pública, universal e gratuita para todos os brasileiros.
Dom Guilherme Werlang, na coletiva de imprensa da 58ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu nesta quarta-feira, denunciou que “nos últimos anos as políticas públicas, que foram alcançadas com tanta luta popular brasileira e devagarzinho estão sendo desmanteladas, desacreditadas, estão sendo tirados os recursos básicos, fundamentais, para que eles possam cumprir com a sua função a sua finalidade”.
A reportagem é de Luis Miguel Modino.
Captura de tela da coletiva de imprensa
Segundo o presidente do Grupo de Trabalho do Pacto pela Vida e pelo Brasil, a vida deve ser entendida como algo interligado que vai além da vida humana. Desde o Pacto se defende a necessidade de garantir o auxílio emergencial, o atendimento pelo SUS e a segurança alimentar, uma questão fundamental num momento em que o Brasil está voltando ao Mapa Mundial da Fome. Trata-se de defender a vida e as políticas públicas que, segundo o bispo de Lages - SC, “estão sendo desmontadas”, denunciando que existe dinheiro para salvar bancos e a bolsa de valores, mas não para o auxílio emergencial, afirmando que não é possível chamar de auxílio emergencial a quantidade que está sendo destinada pelo governo. Ele fazia um chamado a lutar pelo Brasil, algo que não é possível sem defender os mais pobres.
Em 2022, a Campanha da Fraternidade, que acompanha a vida da Igreja do Brasil no tempo da Quaresma desde a década de 60, vai ter como tema “Fraternidade e Educação”. Dom João Justino de Medeiros Silva, ao apresentá-la destacava que ela tem sido pensada em sua relação mais ampla com a sociedade, pensando em todos os atores que fazem parte da educação. O lema da Campanha está inspirado no Livro dos Provérbios: “Fala com sabedoria e ensina com amor”, tendo como objetivo “Promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil”.
Dom Leomar Antônio Brustolin destacou a transversalidade da Campanha da Fraternidade 2022, em torno a três aspectos: pandemia, 20 milhões de brasileiros ficaram sem escola em 2020; as pedagogias de Francisco, a pedagogia da escuta, do diálogo, da proximidade e do encontro; o Pacto Educativo Global, que parte de Laudato Si' 2015, mostrando necessidade de difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza. O bispo auxiliar de Porto Alegre - RS fez um chamado a se questionar sobre “a cultura e a civilização que está sendo construída neste momento de pandemia, onde até usar a máscara se torna motivo de polêmica”. Ele insistiu, desde a proposta do Pacto Educativo Global, em promover “uma educação mais aberta, inclusive, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.
Captura de tela da coletiva de imprensa
Tudo isso, segundo o bispo, precisa “coragem de colocar no centro a pessoa humana, num estilo de vida que rejeita a cultura do descarte”, seguindo a proposta do Papa Francisco. Ele denunciava que o mercado tem sido o critério principal para educar em muitos ambientes. Também fazia um chamado a “investir nos muitos talentos que temos”, denunciando que muito talento brasileiro é acolhido no exterior e ignorado no Brasil. Ao mesmo tempo destacava a necessidade de “uma educação ao serviço da comunidade, que leve a preparar não apenas para o trabalho e sim para a vida comunitária, social, com senso de comunhão e comprometimento com a realidade”. Por isso, ele espera que a Campanha da Fraternidade de 2022 seja “uma contribuição que possa ajudar a transformar a realidade”.
Nas perguntas dos jornalistas, os bispos abordaram algumas questões importantes como a evasão escolar, o modo de trabalho do Pacto pela Vida, que tenta ser antenas de onde a vida está sendo ameaçada. Também foi refletido sobre questões presentes na sociedade brasileira, sobre a relação entre educação e cultura, que levava Dom Leomar a afirmar que existe um jeitinho brasileiro de ser, uma vontade de querer levar vantagem em tudo, o que “não nos levou a grandes progressos”. Ele denunciava a falta de lei no Brasil, a existência de uma sociedade polarizada, onde o contraponto se tornou um inimigo a ser destruído, o uso da violência, que tem se fortalecido muito, a questão do feminicídio, insistindo em que “estamos anestesiados frente a tudo e às nossas iniquidades”, até o ponto de que “estamos nos acostumando com a violência, a corrupção, uma situação de morte”, o que demanda uma educação que defenda a vida e mude a cultura brasileira. O bispo insistia em que a cultura não está promovendo a vida, diante de tanta morte e descarte, insistindo em que ela começa na família, onde se aprende o agradecimento, o respeito e a justiça social.
Captura de tela da coletiva de imprensa
Se faz necessário resgatar a capilaridade da Igreja, nas palavras de Dom Guilherme, que fez um chamado a recuperar o profetismo na Igreja, pois o Brasil está polarizado dentro das igrejas. O bispo de Lages denunciava que os que assumem a verdade do Evangelho, que está fundamentada na justiça, no amor aos pobres, quando assume a Palavra de Deus, são chamados de comunistas, como acontece com o Papa Francisco, que neste domingo lembrava que a defesa dos pobres, isso é puro cristianismo. Segundo o bispo somos desafiados a retomar com radicalidade o seguimento do Jesus histórico, que nasceu na periferia do mundo. Recuperar o espírito do Pacto das Catacumbas, e no Pacto pela Vida, recuperar o direito à segurança alimentar, ao auxílio emergencial.
Em relação com a Campanha da Fraternidade, Dom João Justino, insistiu que “as desigualdades sociais afrontam a própria dignidade da pessoa humana”, e por isso “superá-las, para nós que somos cristãos, passa pela conversão”. O arcebispo de Montes Claros vê a Campanha da Fraternidade, celebrada na quaresma, como um “apelo a construir um mundo mais humano, de fraternidade”. O desafio está em pensar ações, propor atividades, desencadear processos para contribuir na superação das desigualdades sociais, segundo o arcebispo. Nesse sentido, ele coloca a educação como “uma aposta fundamental para superar as desigualdades sociais”.
Dom Leomar lembrou da figura de Edith Stein, que em seu papel de educadora definia educar como “guiar os outros seres humanos de modo que eles se tornem o que eles devem ser”. Segundo o bispo auxiliar de Porto Alegre, “isso precisa da família, da escola, da igreja, da sociedade”. Se faz necessário hoje “educar os jovens para a transcendência, para o Mistério”, e ao mesmo tempo criar redes, um grande pacto, criar uma aliança, um compromisso comum, algo que está se concretizando no Pacto Educativo Global.
Captura de tela da coletiva de imprensa
Ao ser perguntado sobre como levar para a vida daqueles que participam da vida da igreja a necessidade de um compromisso profético, Dom Guilherme fez referência à Conferência de Medellín, que denunciava que “um dos maiores pecados é a omissão”, o que “muitas vezes acontece porque ela é mais cômoda e porque as pessoas não querem se comprometer”. Segundo o bispo de Lages, “nós temos omissões porque nós temos os cristãos que nós Igreja educamos ou deixamos de educar”. Segundo Dom Guilherme tem que ter “consciência de que o compromisso, tentarmos mudar esse mundo em Reino de Deus é de todos nós”, fazendo um chamado a ser uma Igreja mais participativa, a descer da arquibancada e entrar no campo de jogo, como cristãos e como cidadãos. O bispo lembrava a Carta de Santiago que diz que “a fé sem obras é morta”, insistindo em que “não adianta levantar as mãos, eu rezar para Deus, mas eu não colocar as mãos a serviço”, insistindo na necessidade de ação, de deixar de ser cristãos assistentes, para nos tornarmos cristãos ativos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
“Não adianta levantar as mãos, rezar para Deus, mas não colocar as mãos a serviço”, afirma Dom Guilherme Werlang - Instituto Humanitas Unisinos - IHU