• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A tenacidade e a fé de Rosa Parks

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • Finalmente haverá justiça para Vicente Cañas? Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Fazer teologia hoje. A passagem da sociedade da honra para a sociedade da dignidade. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Dezembro 2020

"Ao longo dos anos "preto e branco juntos" tornou-se o slogan de um novo projeto político e espiritual, síntese daquele sonho de fraternidade pregado por King nos anos de sua curta vida. Mas é preciso lembrar que toda essa grande história nasceu da tenacidade política e determinação espiritual de uma mulher afro-americana que se chamava Rosa Louise Parks", escreve o sociólogo italiano Paolo Naso, da Comissão de Estudos da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália e professor da Universidade de Roma “La Sapienza”, em artigo publicado por Riforma, publicação das Igrejas evangélicas batista, metodista e valdense italianas, 11-12-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Foi em 1 ° de dezembro, 65 anos atrás, quando Rosa Louise Parks, uma costureira negra que morava em Montgomery, Alabama, foi presa por não ter cedido seu assento no ônibus a um passageiro branco. Um gesto consciente e intencional que desencadeou uma ação popular de boicote à companhia de transporte que aplicava as rígidas regras de segregação entre brancos e afro-americanos. Um gesto inspirado na fé que também se tornou um poderoso sermão sobre a injustiça, os direitos humanos e a libertação do pecado do racismo. As normas estadunidenses daqueles anos eram muito precisas: o negro tinha que subir pela porta da frente do veículo, mostrar a passagem ao motorista, sair e depois subir pela porta de trás e sentar-se, se houvesse lugar, nas últimas filas. O ônibus era apenas uma metáfora para a segregação; nos estados do sul tudo era segregado: escolas, locais de trabalho, lugares nos hospitais, cemitérios e até igrejas. Brancos nas igrejas dos brancos, negros naquelas dos negros nascidas já no século 18 após uma proibição escandalosa.

Rosa Parks (Foto: Store norske leksikon, licença creative commons).

Embora admitidos a participar do culto, na verdade, os afro-americanos eram proibidos de acessar a Santa Ceia - a Eucaristia - junto com os brancos. Indignados, muitos negros abandonaram as igrejas de seus senhores e fundaram suas comunidades cristãs, nas quais eram finalmente livres e iguais. Já no início dos anos 1900, esses lugares se tornaram uma excepcional escola de dignidade e direitos humanos: o evangelho que estava sendo pregado era uma mensagem de libertação; os principais textos de referência da teologia dos afro-americanos eram os do Êxodo e da promessa de uma terra a alcançar, pela qual o povo de Israel havia se posto em caminho no deserto. Uma reconstrução edulcorada e falsificada de Rosa Parks a descreve como uma mulher cansada e exausta no final de um longo dia de trabalho que, em 1 ° de dezembro de 1955, não conseguiu se dobrar às leis de segregação.

Não é isso; ela era uma mulher treinada nas técnicas da não-violência, ela havia estudado cuidadosamente todos os detalhes de seu ato de desobediência às leis injustas do racismo americano daqueles anos.

Rosa Parks (Foto: Wikimedia Commons).

Na época, Martin Luther King ainda era um jovem pastor batista no início de sua carreira e, assim que chegou a Montgomery, encontrou um movimento já pronto para se solidarizar com Rosa Parks e dar importância política ao seu gesto. King não foi o inspirador nem o iniciador daquele movimento, mas rapidamente se tornou seu porta-voz mais autorizado e eficaz. No início, as igrejas brancas ficaram olhando aquela onda crescente que partiu de Montgomery e que em poucos anos teria varrido o segregacionismo - mas não o racismo que ainda hoje é o demônio com o qual a consciência do país é obrigada a se confrontar todos os dias. Só anos depois as igrejas brancas entenderam que o movimento pelos direitos civis não tinha uma alma apenas política, mas com suas lutas e suas vítimas, testemunhava uma comunidade que estava tentando redimir sua alma. Ao longo dos anos "preto e branco juntos" tornou-se o slogan de um novo projeto político e espiritual, síntese daquele sonho de fraternidade pregado por King nos anos de sua curta vida. Mas é preciso lembrar que toda essa grande história nasceu da tenacidade política e determinação espiritual de uma mulher afro-americana que se chamava Rosa Louise Parks.

Leia mais

  • Rosa Parks, cansada de se render
  • EUA. Somente 16% dos cristãos dizem que a Igreja deveria se arrepender do passado racista
  • Grupos católicos contam com a Igreja para confrontar "racismo institucional"
  • Protestos antirracistas e o desmonte do sonho americano
  • I have a dream. 28 de agosto de 1963. A utopia viva de Martin Luther King Jr
  • A Terra Prometida de Mahalia Jackson e Martin Luther King
  • Se o grão de trigo não morre
  • Vidas negras importam: “Este movimento marca uma virada histórica”
  • “Eu não posso respirar”
  • “Não posso respirar”
  • A execução de George Floyd e o silenciamento do negro
  • Racismo estrutural e cretinismo jurídico
  • Há racismo estrutural, SIM!
  • "A Justiça reforça a segregação racial no Brasil"
  • Que sumam! — por segregação, preconceito ou bala
  • Estados Unidos, as origens do novo racismo. Artigo de Nadia Urbinati
  • O racismo como política de imigração do governo dos EUA
  • EUA: os jesuítas e o racismo

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados