11 Março 2020
O cardeal Pedro Barreto, bispo de Huancayo, mostrou-se a favor da dissolução do Sodalício de Vida Cristã (SVC), que foi fundado por Luis Fernando Figari, quem em uma investigação da própria organização foi culpado por abusos sexuais, e a quem o Vaticano destinou viver em uma residência em Roma, que antes foi um centro sodálite.
A reportagem é publicada por Waiko, 09-03-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
“Existem pessoas boas dentro do Sodalício, então não podemos colocar todos no mesmo saco, porém o problema de fundo é que o fundador não somente está seriamente questionado, mas que, repito, é uma pessoa pervertida e uma pessoa assim não pode transmitir e alentar a santidade em vida. Minha posição pessoal, e creio que mais alguns compartilham dela, é que deve ser dissolvida essa organização religiosa e se possa ajudar aos que estão nela para viver uma vida autêntica”, disse Barreto ao se referir ao Sodalício e a Figari, acrescentando que na Santa Sé essa posição está sendo avaliada.
O cardeal Barreto mostrou-se contrário à prescrição de delitos, tal como ocorreu no caso Sodalício. Em 2017, o Ministério Público arquivou por prescrição as denúncias interpostas contra Figari e outros ex-sodálites pela falta de provas, e deixando as vítimas sem justiça.
“A lei possibilita a prescrição e isso é lamentável porque do ponto de vista ético e moral não deve prescrever por respeito à dignidade das vítimas”, sustentou.
Apontou que ainda existe uma armadilha em como a Igreja deve aplicar sanções, porque há duas situações visíveis: uma do clérigo, a quem se tira a competência de celebrar os sacramentos, e a outra do leigo (como é caso de Figari) cuja pior sanção é a excomunhão.
“Aí está a armadilha que muitas vezes se sente estar, que a Igreja não castiga, não penaliza... estamos nessa luta na Igreja contra a impunidade, que o papa Francisco está nos motivando”, acrescentou o bispo de Huancayo.
O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o seu X Colóquio Internacional IHU. Abuso sexual: Vítimas, Contextos, Interfaces, Enfrentamentos, a ser realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2020, no Campus Unisinos Porto Alegre.
X Colóquio Internacional IHU. Abuso sexual: Vítimas, Contextos, Interfaces, Enfrentamentos
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Peru. “O Sodalício de Vida Cristã deve ser dissolvido”, defende o cardeal Pedro Barreto - Instituto Humanitas Unisinos - IHU