• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Legionários de Cristo: a árvore de Maciel segue podre e não rebrota

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Janeiro 2020

A ordem celebra sua congregação geral entre novas acusações de vítimas dos Legionários de Cristo: a árvore de Maciel segue podre e não rebrota

A “condenação” de Fernando Martínez, que apesar de deixar de ser padre poderá seguir vivendo como mais um na comunidade, esgota os sobreviventes.

Como sobrevive uma organização que permitiu que seu fundador abusasse de crianças que se tornaram abusadores e cujas vítimas também acabaram sendo vitimadores?

Mais de uma dúzia dos 66 participantes na congregação geral pertencem à velha guarda de Maciel.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 21-01-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Uma “herança maldita”. Assim definem os especialistas o presente e o futuro da Legião de Cristo, que esta semana celebra sua Congregação Geral, a primeira desde sua refundação em 2014, e justo depois de ter feito público o escandaloso relatório oficial, que demonstra como desde 1941, 175 menores de idade foram vítimas de abusos sexuais, cometidos por um total de 33 padres da congregação.

Uma árvore apodrecida desde a raiz do seu fundador, Marcial Maciel Degollado, que violou – que se sabe – mais de 60 menores, meninos e meninas, durante décadas. Destes, 11 tornaram-se abusadores. Abusadores que, também, abusaram de outros menores, em uma espiral de pedofilia e ocultamento que se prolongou durante oito décadas.

Como sobrevive uma organização que permitiu seu fundador abusar de crianças que se tornaram vitimadores de outros menores que também abusaram de outros? Como ressuscitar a uma cadeia de poder escuro, benzido pelas altas esferas eclesiásticas de distintos países e do mesmíssimo Vaticano? Pode superar uma congregação como está o desgarro de ver como seu criador, a ponto de ser canonizado, foi condenado ao inferno pelo mesmíssimo Bento XVI?

Encobrimentos e negligência... no passado?

Os próprios legionários informavam como “alguns dos assuntos principais sobre a mesa são a missão apostólica da Congregação e sua relação com as demais vocações do Regnum Christi, a formação dos seminaristas, o caminho para avançar na atenção às vítimas de abusos sexuais, os possíveis encobrimentos, negligências ou omissões em relação com os mesmos no passado, a vivência da pobreza na Congregação, a vida comunitária, a pastoral vocacional e a disciplina religiosa em geral”.

Pode a Legião avançar “nos possíveis encobrimentos, negligências ou omissões com os mesmos no passado” quando algumas das vítimas seguem denunciando abusos, em alguns casos recentes, resolvidos com a mesma resposta de silêncio ou tratamento "desigual"? O caso de Fernando Martínez, condenado por abusos – primeiro foi uma das vítimas de Maciel – e despojado da ordem sacerdotal, porém que continua vivendo como um membro mais da Legião em suas casas, é paradigmático.

Sobreviventes do depredador

Como também escândalos de abusos em colégios de elite da ordem seu país natal, México. Ex-sacerdotes da Legião dizem que o caso é um golpe devastador do que advertiram durante muito tempo, já que perder credibilidade frente aos mexicanos endinheirados privaria a ordem de sua base chave.

A respeito disso, Aaron Smith, porta-voz da ordem, alegou que a cúpula da Legião sim mudou na última década, apontando que 11 padres participam no Capítulo Geral deste ano pela primeira vez e que a maioria dos 66 participantes entraram na assembleia depois que começou a reforma do Vaticano. No entanto, restam mais de uma dúzia que pertence à velha guarda de Maciel. É possível construir um futuro assim? As vítimas estão convencidas de que não. A Legião poderá sobreviver a sua própria sombra?

 

Leia mais

  • Dez anos após intervenção vaticana, Legião de Cristo encara nova crise de abuso
  • Legionários de Cristo, dados chocantes: em 80 anos foram abusados 175 menores
  • Vaticano escondeu pedofilia do fundador dos Legionários de Cristo por 63 anos
  • Legionários de Cristo no Chile. Deus, dinheiro e poder. Entrevista com Andrea Insunza e Javier Ortega
  • México. A Igreja encara a reunião do Papa sobre a pedofilia longe das vítimas de Maciel
  • O que Francisco fará com os Legionários de Cristo?
  • Legionários de Cristo. “O pedido de perdão é histórico”
  • Legionários podem ser modelos no combate ao abuso sexual
  • Legionários de Cristo: as empresas offshore desejadas pelo padre Maciel
  • Legionários de Cristo. Reitor do seminário confessa: "Deixo a batina, tenho dois filhos"
  • Francisco “refunda” os Legionários de Cristo sem deixar vestígio de Marcial Maciel
  • Maciel, uma mancha no papado de João Paulo II
  • Marcial Maciel, a amante e sua filha
  • O reino financeiro de Marcial Maciel
  • ''Aquele diabo de batina''
  • O aliado obscuro de João Paulo II

Notícias relacionadas

  • Papa estabelece um dia de oração pelas vítimas dos abusos sexuais

    O Papa Francisco segue em frente na sua cruzada contra os abusos sexuais na Igreja. Assim, durante a última reunião da Pontifíc[...]

    LER MAIS
  • Papa se encontra com vítimas italianas de abusos e reforça compromisso da Igreja. Entrevista com Hans Zollner

    Consolida-se o compromisso da Igreja com a proteção dos menores contra todas as formas de abuso. A Plenária da Pontifícia Comi[...]

    LER MAIS
  • Papa se comove com a história da Irmã Giulia, vítima dos abusos de um padre

    Giulia era pouco mais do que uma criança quando o "lobo", o "monstro" colocou as suas garras sobre ela. Ela era uma adolescente e[...]

    LER MAIS
  • Mais um membro da Comissão para a Tutela de Menores deixa o grupo

    Uma participante da comissão papal voltada ao tema dos abusos sexuais cometidos pelo clero revelou que um dos membros do grupo r[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados